(319)
Última edição
Última Edição
Matéria de Capa
Ponto de Vista
Destaque
Internacional
 
Você está em:

SuperHiper

Trabalho e persistência

 

O setor supermercadista está sempre em evolução. Desde seu surgimento no Brasil, em 1953, os supermercados passaram por grandes transformações. Em um ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico, o estudo minucioso de novas estratégias de atuação é fundamental e a informação torna-se primordial neste processo.


Nesta edição trazemos, com exclusividade, a 40ª Pesquisa Ranking Abras/SuperHiper, elaborada pelo Departamento de Economia da entidade nacional de supermercados, em parceria com a Nielsen. Um valioso estudo que, há 40 anos, traz um panorama completo do setor supermercadista, que serve de referência para auxiliar empresários do varejo de alimentos no planejamento de ações para alavancar suas vendas.


Em 2016, passamos por muita instabilidade política e econômica e, mesmo assim, trabalhamos arduamente para melhorar nossos resultados. Foi preciso muito trabalho, criatividade e persistência para que o setor supermercadista brasileiro alcançasse os R$ 338,7 bilhões de faturamento no ano passado, o que representa um crescimento nominal de 7,1%, na comparação com 2015, e 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB).


Fechamos 2016 com 89 mil lojas, um total de 220,7 mil check-outs. No ano passado somamos 1,8 milhão de funcionários diretos e 5,4 milhões de indiretos. Nossos números nos mostram a força do setor de supermercados no abastecimento da população  brasileira e a dedicação dos empresários na eficiência de suas operações. 


A cada edição, a Abras tem se empenhado para melhorar a Pesquisa Ranking Abras/SuperHiper. Buscamos sempre angariar o maior número de participações, porque nosso objetivo é apresentar informações fundamentais para empresários e fornecedores do setor conhecerem e entenderem cada vez mais o mercado.


Agradeço a todos que participaram de mais uma edição do Ranking Abras/SuperHiper, disponibilizando seu tempo e suas informações preciosas para a elaboração deste importante estudo.


A evolução do nosso setor depende de todos, do nosso trabalho em conjunto, da nossa união. Esperamos que esta edição do Ranking traga informações que ajudem a melhorar o desempenho das operações dos supermercados brasileiros. Boa leitura!


João Sanzovo Neto

Presidente da ABRAS