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FLV: receber bem para vender mais 27/06/2018 03:08:05

 


Bastante estratégico para os supermercados, o FLV é uma seção que movimenta e que contribui, de forma consistente, para a rentabilidade das lojas. Em 2017, este setor respondeu por quase 9% do faturamento do autosserviço brasileiro, de acordo com o mais recente Ranking Abras/SuperHiper, divulgado em abril.


Ao mesmo tempo que é rentável, o FLV também é extremamente desafiador por ser a seção que possui o maior índice de perdas de uma loja. Segundo a 17ª Avaliação de Perdas da Abras, em 2016, o FLV registrou índice de perda de 6,25% sobre o faturamento líquido do setor e de 6,09% sobre a receita bruta (a nova pesquisa com os dados de 2017 será divulgada em evento que a Abras realizará no dia 15 de agosto).


Esta seção, portanto, demanda grande atenção e controle por parte do supermercadista e o processo de recebimento do FLV nas lojas, cujo tema reinaugura a coluna Perdas e Ganhos, em SuperHiper, é vital para a redução das perdas e, consequentemente, para o aumento da rentabilidade.


A comercialização de frutas, legumes e verduras é uma verdadeira corrida contra o tempo. Afinal, a qualidade do produto nunca pode ser melhorada, apenas conservada. No instante do recebimento da mercadoria na loja, é preciso conferir, de maneira minuciosa, as condições de higiene, limpeza e temperatura dos produtos, além da organização e condições do transporte.


Outro ponto importante, recomendado pelo Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdícios da Abras, é o prazo de validade. É importante evitar receber produtos com validade muito curta. No recebimento, os produtos de FLV devem ser cuidadosamente manuseados e nunca devem ser empilhados de forma que fiquem machucados. Vale também evitar as caixas de madeira, que quase sempre geram perdas de produtos e favorecem a contaminação, bem como o excesso de manuseio. 


A mercadoria deve ser armazenada em um único lugar e de lá só sair para a exposição na área de vendas. Com relação aos parâmetros de qualidade, os produtos devem estar sempre frescos, inteiros e sadios, no ponto de maturação adequado para consumo. É preciso também que haja ausência de substâncias terrosas, sujidades ou corpos estranhos grudados na superfície dos produtos, parasitas, larvas ou outros animais, umidade externa anormal e lesões, além de estarem isentas de odor e sabor estranhos.


Produtos que estejam fora do ponto de maturidade, estragados e deformados gravemente não devem ser recebidos. É necessário, portanto, que o gestor da área de FLV e a equipe responsável pelo recebimento conheçam e tomem todas as medidas para identificar o nível dos defeitos inerentes às frutas, legumes e verduras (veja quadro) e, assim, tomar as decisões necessárias.



Clique aqui e leia a matéria na íntegra



 

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MMUUPBST

postado:
11 de Julho 2018, 03h21
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