(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade Fevereiro
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Junho/2014

Capa
Pelo quarto ano consecutivo, SuperHiper publica com exclusividade o Estudo Mercado de Vizinhança, elaborado pela GfK Brasil. Material traz diversas referências sobre a dinâmica deste segmento e mostra que o pequeno varejista está focando mais no shopper e, em contrapartida, recebendo mais atenção da indústria

Exclusiva
O presidente da Bombril, Marcos Scaldelai, falou com exclusividade à SuperHiper sobre o trabalho realizado para resgatar a força da imagem da companhia e o que pretende fazer para manter o crescimento da empresa

Sustentabilidade
Torna-se cada vez mais urgente realizar uma gestão eficiente da água utilizada nas operações supermercadistas. Medidas simples podem ser adotadas e, inclusive, o varejo pode agir na conscientização dos clientes

Global
SuperHiper participou mais uma vez do júri para eleição de produtos que serão apresentados durante o Sial Paris, em outubro. Objetivo foi mostrar produtos nacionais que estão em linha com as principais tendências mundiais no segmento alimentar

Oportunidade
Reportagem destaca como será o futuro do mercado de leite UHT, categoria que está presente em quase 90% dos lares brasileiros. Destaque para o investimento que a indústria está realizando em linhas especiais e em novas embalagens

Operação
Produtos prontos e semiprontos são altamente lucrativos, mas problemas operacionais podem derrubar a margem do varejo. Para evitar este cenário, especialistas dão dicas de como trabalhar esse mix com eficiência e evitar perdas

Perfil SH
Com 50 anos de experiência no varejo, Vander Luiz Vasconcelos passou pela presidência do Paes Mendonça e pela diretoria do Zaffari. Em entrevista à SuperHiper, ele detalhou os passos e os momentos marcantes de sua carreira

Maio/2014

Cobertura Jantar Ranking
Evento em São Paulo reuniu supermercadistas, profissionais da indústria e autoridades políticas para apresentar os resultados do 37o Ranking Abras/SuperHiper. Na ocasião, 20 primeiras colocadas foram homenageadas

Sistema Servir
Desenvolvido em parceria entre o MDIC e o Inmetro, aplicativo permitirá que os consumidores avaliem o serviço dos estabelecimentos comerciais por meio do celular. Avaliações não satisfatórias não serão divulgadas, ficando apenas ao conhecimento do empresário. Projeto-piloto será realizado com o
setor supermercadista

Capa
A edição traz o VI Estudo GC Abras SuperHiper, levantamento elaborado em parceria com a Kantar Worldpanel que mapeia a relação de consumo entre o shopper e cerca de 100 categorias. A pesquisa revela indicadores estratégicos para o setor, como tíquete médio, faturamento das categorias, presença nos lares, frequência de compras, o comportamento das classes econômicas, principais canais de venda, dentre outros dados que auxiliam o varejista na definição do seu mix.

Cesta-soluções
Estudo revela que a classe C foi a faixa socioeconômica que mais ampliou sua participação nas vendas do total das cestas-soluções

Regionais
O estudo novamente especificou o desempenho de cada região do País, detalhando questões importantes como tendências de consumo, desembolso e principais canais de vendas

Mercearia seca
Dentre as cestas analisadas, a de mercearia seca foi a única que registrou aumento no índice de frequência de compras. Outros indicadores de consumo também avançaram

Refrigerados
Desempenho dos indicadores de tíquete e gasto médio foi o melhor entre as cestas analisadas. Receita dos refrigerados também teve a maior margem de aumento

Mercearia líquida
Em unidades comercializadas, cesta foi a que apresentou a maior margem de crescimento dentre as seções analisadas. Volume e faturamento também avançaram

Higiene e beleza
Cesta registrou elevação em importantes indicadores de consumo, como receita, volume, tíquete médio e gasto médio

Limpeza
Cesta de limpeza foi a que apresentou o maior crescimento em volume comercializado. Faturamento avançou 13%

Bazar
Categorias da cesta de bazar ampliam participação nos domicílios brasileiros. Aumento do valor do tíquete médio também foi verificado em todos os itens analisados

Abril/2014

Ranking Abras 2014
Pelo décimo ano seguido o setor apresentou crescimento. Em 2013, a expansão foi de 12% e a receita alcançou R$ 272,2 bilhões Critérios e Metodologia 48 Entenda como é feito o Ranking Abras

Análise das 500
O aumento do número de declarantes no Ranking encorpou o tamanho financeiro das 500 e elevou sua receita em quase 13%. Confira os detalhes do estudo

Investimentos
Em 2013, a expansão física do setor não foi tão grande, mas em 2014 promete ser forte, como em anos anteriores

Análise das 300
Com destaque para o grupo das 280 empresas (fora as 20 primeiras), o time das 300 cresceu 12,4%. Grupo mostrou bom ganho de eficiência

Análise das 50 maiores
Grupo das 50 maiores cresce 10,75% e fatura R$ 192,5 bilhões. Veja quais foram as empresas que mais se destacaram nesse grupo


Entrevista do Ranking
O presidente do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Ronaldo Iabrudi, fala sobre eleições, Copa, tendências e da chance de o GPA abrir uma nova bandeira em 2013

Tabela das 500 maiores
Análises das pequenas

O Ranking Abras bateu o recorde de declarantes em 2013, chegando a 1068 empresas. A principal razão desse crescimento está no ingresso de pequenas companhias

Tabela da 501a à 1068a
Análises Especiais

Reportagem traz as tendências do setor, mostrando quais são as seções de loja que mais ampliam receita, os meios de pagamentos mais usados e muito mais

Índice por estados

Exclusiva
A incrível e sublimatória história do José Luiz Tejon, o comunicador que virou executivo do agronegócio, mas hoje é professor, palestrante e, nesta Exclusiva, nos dá uma aula sobre os inevitáveis rumos da cadeia de suprimento

Promoção
Com Copa do Mundo, Festas Juninas, Dia dos Namorados e dos Pais, o inverno vem com múltiplas oportunidades para os supermercados brasileiros aumentarem suas vendas. Saiba como materializar em cifras essa expectativa

Tendências
Pesquisa revela objetivos, prioridades e preferências dos supermercadistas para 2014. Descubra para onde os empresários do setor estão olhando

Março/2014

Capa
Pesquisa Líderes de Vendas chega à 15º edição e revela quais são as marcas mais vendidas no autosserviço brasileiro. Estudo também traz importantes indicadores que ajudam a compreender a dinâmica de várias cestas de consumo

Alimentos
Categoria biscoitos cresceu 5,4% em receita e 1% em volume.
Tíquete médio em ascensão, forte investimento em lançamentos e desenvolvimento de categoria premium explicam desempenho em 2013


Alimentos Perecíveis
Com crescimento de 5,4% em volume e 5,5% em faturamento, a categoria pizza foi o destaque da cesta de Perecíveis em 2013. Praticidade e inovações por parte da indústria contribuíram bastante para o desempenho

Bazar
A maioria das categorias da cesta, famosa pela rentabilidade, apresentou incremento de vendas. O destaque ficou por conta dos alimentos para gatos, crescimento de 20,1% em volume

Bebidas
Categoria cresce já há alguns anos, suco pronto em 2013 conseguiu desempenho notável: 15% de expansão em volume e 19% em receita. Apelo à saúde e praticidade explicam seu sucesso


Eletroeletrônicos
Com novas tecnologias, a venda de televisores cresceu em 2013. Em volume, foi 12,3% a mais. Fatores como queda no preço, fruto da forte concorrência, ajudaram no desempenho


Higiene e Beleza
Em 2013, teve incremento de 3,6% em volume. Bastante concorrida, o preço da categoria caiu e a receita também, mesmo com o aumento das vendas de linhas mais valorizadas, como a líquida e a antibacteriana


Limpeza
Sabão líquido para roupa, que registrou alta real de 27,7% em receita e de 45,2% em volume vendido, foi o destaque da cesta em 2013. Categoria também ganhou penetração nos lares brasileiros no ano


Promoção
Os vários perfis de mães, hoje, dificultam a escolha dos presentes na data delas. Mas as opções e o valor dos presentes aumentaram, assim como as chances de sua loja ganhar mais


Tendência
Questões demográficas farão com que em breve os idosos sejam maioria nos supermercados e essa tendência já se revela em muitos supermercados. Sua loja está pronta para atender a esse público?
Saiba como acompanhar essa mudança

Evento
Em sua 15a edição, evento Líderes de Vendas premiou as empresas responsáveis pelas marcas mais vendidas nos supermercados e levou palestras aos executivos da indústria e do varejo presentes ao encontro


Marca própria
O 190 Estudo da Nielsen sobre Marcas Próprias mostra como se comporta esse segmento no mundo e no Brasil, quem é seu comprador e quais são as categorias que mais se destacam

Fevereiro/2014

Capa
A Copa está chegando e opções de ações promocionais não faltam para elevar as vendas de muitas categorias. Ainda há tempo para fechar parceria com indústrias e juntos aproveitarem ao máximo o potencial de vendas desse megaevento

Páscoa
Uma das grandes datas do varejo de alimentos, a Páscoa, está chegando.
A indústria de produtos sazonais está otimista, tem gerado empregos e promete trazer muitas novidades para o período. Saiba como aproveitar bem esse mote em seu ponto de venda

Alcoólicos
O ano de 2014 promete compensar, com bônus, o desempenho de 2013, quando as vendas da cesta de bebidas alcoólicas apresentaram pequena retração. Uma das principais razões para que a indústria do setor confie num bom desempenho para a cesta neste ano é a realização da Copa do Mundo

Equipamentos
O frente de caixa e a retaguarda (recebimento) são pontos-chaves para a eficiência de um supermercado. Ter essas áreas bem equipadas é fundamental para uma boa operação. SuperHiper mostra quais são os
equipamentos básicos e as principais novidades

Fiscalização
O diretor de Hardware e Serviços da Bematech, Eros Jantsch, explica à SuperHiper em que consistirá e como funcionará a Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e)

Perfil SH
SuperHiper traz uma nova seção. Perfil SH contará a história de profissionais dos supermercados, a relação deles com o setor e os frutos, pessoais e profissionais, daí colhidos. Neste primeiro perfil, o comprador do Grupo Nazaré, Jorge Bastos, nos fala sobre seus 50 anos de trabalho no setor

Janeiro/2014

Capa
Em 2014 faremos reportagens sobre equipamentos de loja. O objetivo é mostrar ao leitor quais são as opções que a indústria oferece e o que há de mais moderno e apropriado em equipamentos para sua loja. Nesta primeira reportagem, o foco são as seções de açougue, padaria e hortifrúti

Bebidas não alcoólicas
Uma das cestas mais rentáveis dos supermercados e que mais crescem em receita, bebidas não alcoólicas terão muitas novidades em 2014. Nesta reportagem, SuperHiper mostra o que a indústria dessa cesta de produtos está preparando para crescer ainda mais neste ano

Região Sul
O apego às raízes dos sulistas é de conhecimento público e essa característica fica clara em pesquisa da Nielsen, que revela a preferência desse povo pelas marcas locais. Confira os detalhes da pesquisa e como você, supermercadista da região, pode vender mais para o seu consumidor

Momento Shopper
Outra novidade da revista para este ano é a seção Momento Shopper, assinada pela consultora de mercado consumidor Fátima Merlin. Neste primeiro texto, ela explica porque o shopper é hoje a parte mais forte no mercado de consumo

Perdas & Ganhos — Passo a Passo
Uma das novidades de SuperHiper em 2014 é a seção Perdas & Ganhos — Passo a Passo, que busca levar de forma didática as melhores técnicas de prevenção de perdas em aspectos-chave da operação. Nesta edição, o tema da reportagem é “crie seu departamento de Prevenção de Perdas”

Veja mais: