(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade Fevereiro
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Dezembro/2014

Perspectivas
O economista-chefe do Banco Safra, Carlos Kawall, analisa o atual cenário e traça as perspectivas para a economia brasileira em 2015

Pesquisa Tendências
Apesar de 2015 ser anunciado como um ano de austeridade, com redução nas políticas de estímulo ao consumo, os supermercadistas acreditam que suas empresas, e também o País, crescerão

Setor
Em linha com o mercado de consumo brasileiro, e na contramão da estagnação do PIB nacional, os supermercados crescem mais do que a média dos demais setores da economia

Indústria
Saiba como foi o desempenho em 2014 e quais são as expectativas para 2015 de cinco segmentos industriais de bens de consumo tradicionalmente parceiros do autosserviço supermercadista

Consumidor
A Kantar Worldpanel estudou e analisou o consumidor ao longo de 2014 e sua pesquisa revela mudanças no comportamento de compra resultantes dos rumos econômicos do País. Veja quais são e o que significam essas mudanças

Eventos
Os produtos que mais bem atenderam à demanda dos consumidores em 2014, na visão dos supermercadistas, receberam o tradicional prêmio Lançamento do Ano em solenidade que teve cobertura exclusiva de SuperHiper

O Dia Nacional do Supermercado foi comemorado pelo setor e seus parceiros. Premiações, como o Troféu Ponto de Encontro, e homenagens foram realizadas na ocasião, em que a nova diretoria da Abras para o biênio (2015-2016) foi apresentada

Balanço Abras
Ao fim do primeiro biênio (2013/2014) da gestão Fernando Yamada à frente da Abras,SuperHiper faz um balanço das realizações e traz algumas das ações que serão implementadas para os próximos dois anos

Calendário
Programe-se para os principais eventos do setor em 2015...
Fique de olho nas grandes datas promocionais do próximo ano e aproveite para elevar suas vendas

Artigo
O especialista em prevenção de perdas, Carlos Eduardo Santos, escreve sobre o RFID, tecnologia que até pouco tempo era “coisa do futuro”, mas que está cada vez mais real e presente na operação varejista

Novembro/2014

Capa
O verão traz diversas oportunidades para o varejo supermercadista, mas, ao mesmo tempo, muitos desafios. É por isso que o setor, de uma forma geral, está se preparando com antecedência para ampliar os estoques de produtos amplamente consumidos neste período, conforme aponta a nova Pesquisa Verão Abras. E para um planejamento seguro, confira também o estudo especial sobre índice de sazonalidade que a Nielsen preparou com exclusividade para SuperHiper

Nova loja
Entra em operação a quinta loja do Grupo Santa Lúcia, instalada na cidade de Macapá (AP). Batizada de Supercenter Santa Lúcia, a loja nasceu dentro do conceito de proporcionar aos clientes diversas soluções para o dia a dia


Volta às aulas
Mal as festas de final de ano acabam, sua loja precisa estar preparada para atender a primeira demanda do ano. Veja nesta reportagem, as novidades da indústria e como promovê-las de forma eficiente


Orgânicos
Com a tendência de adotar hábitos saudáveis e buscar maior qualidade de vida, o consumidor busca cada vez mais os produtos orgânicos. Conheça o desenvolvimento desse segmento e as perspectivas e oportunidades para os supermercados

Garantia estendida
A venda do seguro de garantia estendida ganha espaço no autosserviço.
Mas fica o alerta: este seguro não poder ser oferecido de maneira ostensiva. Leis recentes estabelecem deveres e direitos


Especial RH
6o estudo Capital Humano em Supermercados, realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, revela as principais características da mão de obra nos supermercados brasileiros e como o varejista efetua a gestão do seu contingente profissional


Categorias
A indústria de higiene bucal investe e amplia a oferta de produtos com maior valor agregado. Este setor está em expansão e prevê dobrar o seu faturamento até 2017


Internacional
O Sial Paris, um dos maiores eventos de alimentação do mundo, trouxe uma análise sobre as mudanças de hábitos do consumidor e a forma de se alimentar dos últimos 50 anos. Confira também nesta reportagem os conceitos que pautam a alimentação atual em diversos cantos do planeta e as inovações apresentadas por indústrias de vários países

Outubro/2014

Capa
Com recorde de público, a 48a Convenção Abras cumpriu com a sua missão de zelar pelo desenvolvimento do setor e de gerar relacionamento entre centenas de supermercadistas e fornecedores. O intercâmbio de ideias, por meio de importantes palestras que colocaram em pauta desafios, oportunidades, boas práticas e tendências para o setor, e o estímulo à geração de novos negócios reforçaram o formato bem-sucedido do evento de atuar como um verdadeiro centro de fomento ao autosserviço brasileiro. A abertura da Convenção Abras contou com o anúncio da criação da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs)

Nova Loja
Passeie com SuperHiper pelo mais novo St. Marchet. A 16a unidade da rede paulista, que nos últimos sete anos inaugurou quinze lojas, caracteriza-se pela abundância de cores, informações, originalidade e sabores exclusivos

Workshop Alas
Realizado em paralelo à Convenção Abras, o Workshop da Associação Latino-americana de Supermercados (Alas) superou as expectativas e reuniu mais de 270 participantes vindos de nove países da América Latina e dos Estados Unidos. Em pauta, destaque para os debates em torno da prevenção de perdas nas lojas

Palestras
A 48a Convenção Abras contou com uma bem estruturada programação de palestras, ministradas por lideranças supermercadistas e, inclusive, por especialistas internacionais

Horst Paulmann, fundador do grupo Cencosud:
A trajetória do Grupo Cencosud ............................................................ 58

Dom Sagolla, co-criador da rede social Twitter:
Como fazer bom uso das Redes Sociais .......................................................62

Painel Sustentabilidade:
Geração de riqueza através dos resíduos sólidos ......................................64

Peter Estermann, VP do Grupo Pão de Açúcar (GPA):
Os desafi os econômicos para o varejo e as estratégias do GPA para crescer ...72

Sucharita Mulpuru, VP da ForresterResearch:
Como o acesso digital está transformando a experiência de compra ........76

Charles Desmartis, do Grupo Carrefour:
O rejuvenescimento e estratégias do Carrefour para avançar no Brasil ......80

Guilherme Loureiro, CEO do Walmart Brasil:
Os passos para obter efi ciência nos negócios ..................................... 84

John Mackey, fundador e co-CEO da WholeFoods:
Capitalismo Consciente .......................................................................... 88

Painel de Economia:
Perspectivas e Tendências da Economia Brasileira e seus Impactos sobre o Autosserviço...............................................94

Exposição de Tecnologia

Há quatro anos, a Convenção Abras também abraçou a missão de ser uma vitrine para as inovações tecnológicas que tanto colaboram para a profissionalização do varejo. Nesta edição, a 4a Exposição de Tecnologia
reuniu um seleto grupo de fornecedores que apresentaram ao público soluções e tendências voltadas à efi ciência, agilidade e segurança das lojas

Festas Natalinas
O Final de ano se aproxima e as oportunidades de vendas também. O período é um dos mais importantes em termos de consumo e concentra um alto fl uxo de inovações e iniciativas por parte das indústrias. Portanto, está na hora de se preparar para encerrar o ano com pé direito

Setembro/2014

Capa
Ninguém cria uma empresa com prazo de validade, afinal, o desejo de que o negócio criado com tanto esforço se perpetue sempre existe. A reportagem traz exemplos de redes que buscaram formas de lidar com a questão da sucessão familiar e pontua os papéis que empresários e herdeiros devem ter quando o assunto é o futuro

Exclusiva
O presidente do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), Victor Bicca, fala sobre a sua visão a respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, do acordo setorial para implantação da logística reversa de embalagens no País e destaca o papel dos supermercados neste contexto

Colaboração
Como o varejo e a indústria se avaliam mutuamente? Novo estudo da Advantage sobre colaboração, publicado com exclusividade por SuperHiper, revela como um lado está enxergando o outro e aponta direções para que a relação entre as duas partes fi que ainda melhor

Evento
II Fórum Abras de Prevenção de Perdas reuniu 260 profissionais da área de supermercados para debater a importância do fortalecimento e profissionalização dos processos dedicados a este fim

Pesquisa
Durante o Fórum Abras de Prevenção de Perdas, também foi apresentada a 14a Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, que você encontra na íntegra nesta edição

Especial
O 14o Ranking de Redes e Associações de Negócios da Abras revelou importantes indicadores deste segmento, bem como as ações que estão ampliando o seu grau de profissionalização. A pesquisa traz dados minuciosos que detalham a forma de operar e gerir essas coligações de supermercados

Mercearia
Os produtos classificados como commodities estão, há alguns anos, passando por um processo de sofisticação para acompanhar os novos hábitos e desejos de consumo. Vale ficar atento às novas opções para bem trabalhá-las no ponto de venda

Agosto/2014

Capa
O Dia da Criança oferece ótimas oportunidades ao autosserviço. Diante do potencial do mercado voltado ao público infantil, a indústria investe alto para chamar a atenção dos pais e encantar os pequenos. Especialistas compartilham dicas de como aproveitar bem este período

Comportamento
Pesquisa da Toolbox TM mostra as características do shopper masculino no instante da compra e quebra alguns mitos sobre o comportamento dos homens no ponto de venda

Comitês Abras
Redes de negócios e indústrias debatem sobre desafios e oportunidades em reuniões organizadas pelo Comitê de Redes e Associação de Negócios Abras (Cran)

Fórum econômico
Com a presença do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, Fórum Econômico Brasil-Japão, organizado pela agência japonesa de comércio exterior e pelo jornal Valor Econômico, reuniu empresários dos dois países e teve participação do presidente da Abras, Fernando Yamada

Eletroportáteis
A categoria de eletroportáteis está em alta, o que traz ao pequeno varejo a oportunidade de incrementar essa seção ou, caso não a tenha, de inseri-la em sua loja. Versatilidade das inovações e o apelo de praticidade atraem a atenção do shopper e abre espaço para o varejo ampliar sua rentabilidade

Categorias
Ambientação, gestão de sortimento e precificação podem impulsionar as vendas de mercearia doce, segmento que já é popular nos lares brasileiros

Expansão
Cada vez mais empresas criam sistemas e serviços de inteligência geográfica para auxiliar o supermercadista na expansão dos seus negócios. Soluções também revelam se lojas já existentes estão aproveitando todo o potencial de consumo ao seu redor

Julho/2014

Capa
O que a sua empresa pode aprender com o varejo internacional? Apesar das ricas singularidades do mercado nacional, é válido o empresário brasileiro conhecer a realidade de outras nações. Afinal, sempre é possível se inspirar em novos conceitos e práticas em prol da eficiência

Sustentabilidade
Programa Supermercado Lixo Zero 2020, da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), já está colhendo bons frutos. Proposta da metodologia é ajudar as empresas supermercadistas a lidarem com os resíduos de maneira eficiente

Operação
Qual é o melhor modelo de produção de pães para a sua loja? Seja ele próprio ou terceirizado, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens das opções disponíveis para fazer a escolha certa

Cuidado com as roupas
Profissionais apontam as tendências que norteiam a cesta voltada aos cuidados com as roupas. Segmento conta com inovações por parte da indústria para se alinhar aos novos hábitos dos consumidores

Estudo
Pelo segundo ano consecutivo, a Kantar Worldpanel apresenta as marcas de produtos não duráveis preferidas no Brasil e em mais 34 países. Conheça a lista nacional, a global e a latino-americana, com destaque para as principais movimentações ocorridas

Perfil indústria
Conheça a trajetória da FLC, líder do mercado nacional de lâmpadas. A empresa acaba de inaugurar a primeira fábrica de lâmpadas LED do Brasil, um projeto de R$ 8 milhões

Veja mais: