(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade Fevereiro
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Dezembro/2012

Exclusiva 18
Ao longo do ano, SuperHiper entrevistou inúmeras personalidades que trataram de temas pertinentes ao setor. Saiba quem falou e o que de mais importante foi dito

Sustentabilidade 20
A logística reversa deve avançar por meio de leis e acordos setoriais em 2013, o que trará novas obrigações ao varejo e ainda muitas incertezas. Saiba mais sobre o tema nesta edição

Simpósio 28
SuperHiper traz o que de mais importante aconteceu na 1a edição do Simbracs, evento que reforça a importância do setor terciário na pauta estratégica do governo para o desenvolvimento econômico do País


Cenário Macroeconômico 38
Varejo no pique e indústria mais lenta explicam expansão tímida do PIB em 2012, ano em que a Selic atingiu seu menor nível e a massa salarial cresceu bem. Leia análise depurada dos passos da economia brasileira em 2012


Projeção 2013 48
Os rumos da economia brasileira, os riscos de restringir sua força à pujança do mercado interno e os reparos necessários para que o País torne seu crescimento sustentável não só para 2013, mas por muitos anos


Setor 54
O desempenho dos supermercados em 2012 superou as expectativas. A Abras previa expansão de 4% no começo do ano, mas reviu para 5%. É o sexto ano seguido de crescimento do autosserviço. Saiba por que nesta reportagem


Artigo 68
Os cuidados essenciais a serem tomados antes de envolver sua empresa numa fusão ou aquisição


Marcas Próprias 70
Saiba como anda a venda de itens de marca própria no País, mercado muito forte no mundo desenvolvido, sobretudo em países como Canadá e Inglaterra, mas ainda acanhado no Brasil


Indústria 76
Custo Brasil, burocracia e baixa produtividade explicam porque a indústria brasileira anda a passos lentos, mas medidas de estímulo à indústria nacional prometem melhoras para 2013


Alimentos 80
Segmento cresceu em 2012 menos que no ano anterior, mas promete retomar fôlego em 2013. Saiba por que este ano não foi tão bom quanto 2011 e por que o próximo deverá ser melhor


Bebidas 88
Crescimento em volume e, principalmente, em valores mostra que brasileiros compram cada vez mais bebidas e aumentam o valor agregado dos itens consumidos; oportunidade para aumentar rentabilidade



Higiene e Beleza 96
A evolução da renda do brasileiro se reflete em quase todas as cestas de produtos, mas em higiene e beleza isso é ainda mais evidente. A cesta cresceu e pelos próximos três anos deve continuar a crescer


Limpeza 100
Cesta com produtos pouco elásticos, Limpeza cresceu, mas não correspondeu às expectativas, a exemplo do PIB brasileiro. SuperHiper mostra por que o desempenho da cesta ficou aquém do esperado


Eletroeletrônicos 104
Sede do brasileiro por tecnologias que lhe tragam praticidade, isenção de impostos sobre itens da linha branca e ganho de escala dos hipermercados fazem autosserviço puxar as vendas da cesta no País



Têxtil 112
A forte indústria têxtil, que em 2011 faturou R$ 67 bilhões, enfrenta dificuldade em razão da concorrência dos importados e em 2012 deve perder rendimento. Mas o setor e o governo agem para mudar o quadro


Consumidor 118
SuperHiper esmiúça os estudos mais recentes da Kantar Worldpanel e consolida um panorama abrangente do comportamento do shopper (aquele que faz as compras)


Estudo 126
Análise feita com exclusividade pela Kantar Worldpanel para SuperHiper Panorama comprova que a classe D/E passou a contribuir de forma decisiva para o crescimento das vendas em valor das cestas alimentares


Artigo 142
As oportunidades e desafios para conquistar o consumidor da classe D/E


Global 148
Num mundo globalizado, saiba quais são os impactos das oscilações experimentadas pelas grandes economias do planeta


Estudo 152
Como anda o humor do consumo no mundo todo


América Latina — Infraestrutura 158
A necessidade de investir em infraestrutura para aumentar a competitividade dos países da América Latina


América Latina — Varejo 160
Estudo da A.T. Kearney aponta que os países da região estão na mira de grandes varejistas globais


Veículo: Revista SuperHiper dezembro de 2012

Novembro/2012

Capa 46
Pesquisadores, supermercadistas e especialistas em recursos humanos apontam caminhos para diminuir a rotatividade. A reportagem traz o 4o Estudo Capital Humano em Supermercados, em que constam tabelas salariais, índices de turnover e benefícios

Loja do Mês 16
Conheça o supermercado que permitiu que a comunidade judaica concentrasse suas compras em um só lugar e, está chamando a atenção de outros públicos

Exclusiva 22
A entrevista desta edição é com Levy Nogueira, que vivencia o varejo há mais de meio século e acabou de receber a comenda da Ordem do Mérito dos Supermercados

Evento 32
Palestras promovidas pela Abras inauguraram o evento Café com Finanças, a fi m de orientar o setor sobre diversos assuntos ligados à área financeira

Global 36
SuperHiper marcou presença na Sial Paris, uma das principais feiras do setor alimentício, detectou tendências e a forte presença da indústria brasileira por lá

Cursos 62
Escola Nacional de Supermercados reformulou e disponibilizou seus cursos na internet. Supermercadistas mostram como são beneficiados

Acordo 78
Pedido de salvaguarda feito pelo setor vitivinícola é retirado e união com importadoras e varejistas estimulará o mercado de vinhos finos nacionais



Dia dos Supermercados 84
Jantar tradicional da Abras pontuou a transição de um ciclo bem-sucedido e o início de outro, que promete o mesmo sucesso, na gestão da entidade


Ponto de Encontro 98
Troféu Ponto de Encontro homenageou profissionais da indústria que se destacaram em suas áreas durante Jantar do Dia Nacional do Supermercado


Premiação 104
Lançamento do Ano, promovido por SuperHiper, premiou os melhores produtos de 2011, na opinião dos próprios supermercadistas


Especial Verão 114
Estudos mostram as expectativas do setor e as movimentações de várias categorias na estação mais próspera do ano

Outubro/2012

Capa 58
A Convenção Abras chegou à sua 46ª edição e reuniu cerca de 700 convencionais, incluindo supermercadistas brasileiros e perto de 100 empresários latino-americanos, além de personalidades ligadas ao setor e governo. O evento de três dias abordou temas vitais ao futuro do autosserviço nas esferas operacionais e administrativa

Palestras
Jeffrey Pfeffer — A Importância das Pessoas no Varejo: Gestão de Capital Humano 78
Amy Africa — Neuromarketing e a Influência no Comportamento de Compra 84
Regiane Romano — Varejo e Tecnologia: O Futuro do Seu Negócio Passa por Aqui 88
John Wells — Por que as Empresas Bem-Sucedidas Vão à Falência? 94
Fernando Teruo Yamada (Abras), Carlos Kawall (Banco Safra) e Fernando Fernandez (Unilever) — Painel Setorial 98
Sussumu Honda — Refl exões sobre a Competitividade: Como Será o Desenvolvimento do Seu Negócio nos Próximos Anos 104


Exposição de Tecnologia 110
Em sua 2a edição, a Exposição de Tecnologia da Abras quase dobrou o número de expositores e trouxe soluções para todas as áreas da atividade supermercadista. Os convencionais também puderam conhecer o Espaço Inovação, onde conferiram novidades tecnológicas em funcionamento


Encontro Internacional 124
Pelo sexto ano seguido, a Abras realizou Rodada de Negócios entre supermercadistas estrangeiros e fornecedores brasileiros. Nesta edição, em dois dias, foram realizadas perto de mil reuniões


Festas 32
O cenário macroeconômico, seu impacto nas vendas de fi m de ano, o que a indústria está fazendo para o período mais “vendedor” do varejo alimentar e como preparar a estrutura no ponto de venda e na retaguarda da loja para dar conta dessa demanda... Tudo isso você encontra nessa reportagem


Workshop Alas 46
Supermercadistas de vários países da América Latina assistiram a diversas palestras sobre temas como formatos de loja, reposicionamento de marcas e gerenciamento de categorias com ênfase no shopper. O Workshop da Associação Latino-Americana de Supermercados foi realizado pela segunda vez consecutiva durante a Convenção Abras


Legislação 142
Novas normas do Ministério da Agricultura entraram em vigor para a categoria de vinagres. Algumas versões do produto deixam de ser produzidas e haverá alteração nas nomenclaturas. Fique atento

Setembro/2012

Capa 58
Reportagem mostra como meios de pagamento antes considerados do futuro estão virando realidade. Instituições financeiras, operadoras de aparelhos móveis e especialistas em varejo mostram as tendências e como preparar-se para recebê-las

Exclusiva 24
SuperHiper entrevista o presidente da Abras, Sussumu Honda. Ele conta sua trajetória no setor, fala do futuro dos supermercados no País e do legado que deixa à próxima presidência

Visita técnica 36
Supermercadistas de vários estados visitaram lojas do interior paulista e conheceram práticas bem-sucedidas para evitar perdas

Contábil 52
Reportagem traz orientações sobre como se enquadrar às regras do Sped, sistema que vem tirando o sono dos supermercadistas, mas que agrega vantagens ao setor

Oportunidade 84
Seu supermercado está preparado para atender pais exigentes de quase 17 milhões de crianças de até cinco anos? Reportagem revela os anseios destes clientes e como preparar seu ponto de venda para fidelizá-los

Especial 96
O 12o Ranking de Redes e Associações traz as movimentações de um negócio que faturou quase R$ 25 bilhões em 2011. Conheça, ainda, experiências e expectativas de empresários que apostaram no associativismo para crescer

Supermeeting 122
Acompanhe cobertura do Supermeeting de Perdas e Lucratividade, ocasião em que empresas contaram como deixaram de perder e aumentaram a lucratividade em curto prazo com medidas acessíveis a todo o setor

Pesquisa 132
12a Pesquisa de Perdas e Lucratividade apura queda no índice que impacta de forma direta no lucro. Confira os resultados desta e de outras variáveis estratégicas ao negócio

Ruptura 140
Saiba quais são os reais impactos da ruptura por meio de pesquisa da Nielsen e das reações de clientes quando não encontram produtos na gôndola

Movimentação 160
SuperHiper conversou com executivos de duas grandes empresas — Cargill e Seara — para inteirar o setor dos principais investimentos destes fornecedores de peso da cadeia de abastecimento

Agosto/2012

Capa 32
Cresce o número de categorias de alto valor agregado que caem no gosto popular e despontam no portfólio da indústria e no mix do varejo. Veja quais as principais em cada cesta de consumo e saiba como extrair o verdadeiro potencial de vendas e lucratividade destes tesouros do autosserviço

Exclusiva 22
Acompanhe entrevista do diretor de Trade Marketing da Flora, Henriley Domingos. Ele falou com exclusividade sobre as estratégias da empresa para se transformar na maior companhia de limpeza e higiene do País

Convenção 64
“Pessoas e Tecnologias a Serviço do Varejo” será o tema da próxima Convenção Abras, que acontecerá de 18 a 20 de setembro, em Atibaia, interior paulista. Saiba quais serão as novidades do maior evento do setor no País

Tendência 72
Na hora de inovar no layout, tenha sempre em vista os anseios de seu público-alvo. Não há fórmula, mas especialistas apontam caminhos, tendências e erros que não podem ser cometidos para o tiro não sair pela culatra

Perdas & Ganhos 84
A seção ensina como “dessalgar” custos com recomendações de especialistas e traz o “causo de uma empresa” que detectou problemas nos salgados (pertences da feijoada) com a astúcia de um funcionário novato

Julho/2012

Capa
Nesta reportagem especial, você descobre o que é essencial para uma boa gestão financeira, recebe dicas de investimento em aplicações financeiras para fazer suas reservas renderem mais e fica sabendo quais são as melhores fontes de obtenção de recursos para investir em sua operação

Supermeeting
Histórias de supermercados que aderiram a soluções tecnológicas e ganharam em produtividade e eficiência. O primeiro Supermeeting de Tecnologia mostrou que hardwares, softwares e Cia. não são bichos de sete cabeças, mas aliados das empresas do setor

Boas Práticas/ENS
O açougue é uma das seções mais importantes de um supermercado. Trabalhá-lo bem, com eficiência e respeitando as normas sanitárias, é garantia de bom fluxo de clientes na loja e excelente rentabilidade

Manual
Chegamos à 6a e última parte do manual “Faça a Sua Própria Pesquisa” e, como prometido, vamos mostrar um exemplo de pesquisa, identificando o passo a passo de sua elaboração e os dados que resultaram de sua aplicação

Especial
Os extremos do mercado de consumo: da geração Z, jovens de até 19 anos conscientes de seu papel como consumidores, aos idosos, cada vez mais autoindulgentes e dispostos a viver e consumir. Veja o que não pode faltar em sua loja para conquistar esses clientes, bastante especiais

E-commerce
Em continuidade a série de reportagens sobre como montar uma loja virtual, chegamos à logística. A loja já está pronta, mas o produto vendido deve chegar intacto e no prazo à casa do consumidor. Saiba como garantir a satisfação do cliente por meio de trabalho logístico benfeito

Veja mais: