(-81)
Você está em:

Home

Artigo: 28 anos de palete PBR no País 04/09/2018 13:16:39

*José Vantine

 

Ano de 1988. Presidente do Brasil, José Sarney, com inflação anual de 980,21% (dez.), a moeda era o Cruzado e o país ganhava uma nova constituição. No mundo, os primeiros passos da globalização e a UE (União Europeia) discutia as últimas decisões. Entre elas, duas eu participei em Genebra: padronização dos caminhões e dos paletes EUR para circulação livre nos países.

 

Ao retornar de uma dessas viagens, me encontrei com meu amigo Paulo Lima, então diretor de Distribuição do Pão de Açúcar (tínhamos uma Comissão de Logística na Abras) e comentamos das novidades e do avanço dos modelos de produtividade do Sistema Toyota de Produção (Just in Time) em grandes redes de varejo europeias. Seu comentário acendeu a fagulha que deflagrou o início do PBR (por que meu fornecedor utiliza 6 pessoas para carregar um caminhão, retirando as caixas dos paletes que estavam armazenados, e do outro lado, no depósito do Pão de Açúcar, outros 6 descarregavam o caminhão e colocavam no nosso palete? E nas duas pontas levando 3 horas cada?).

 

Ali nasceu o GPD-Grupo de Estudos do Palete de Distribuição. Apresentado para diretoria da Abras, o vice-presidente à época, Levy Nogueira, designado para apoio direto, e Sergio Dória, superintendente da entidade, ofereceu toda infraestrutura. Com o fundamento pétreo “ser um palete de circulação, intercambiável e aplicável a supermercados (além desses, os transportadores e os fornecedores)”. Logo estávamos com o GPD formado (veja detalhes no link: http://www.abrasnet.com.br/palete-pbr/historico/).

 

Após elaboração de 17 projetos, exaustivos ensaios de laboratório no IPT e testes de campo, que contaram com a minha participação e de Paulo Lima, além de: Amelio Fabro/Nestlè, Rubens Brambila/Gessy Lever, Rejane Arinos/Transportadora D.Vital, e Luis Tadashi/IPT, em 30 de agosto de 1990, em cerimônia especial foi lançado ao mercado o PBR em duas versões: “I” de uso geral, e “II” para o setor de bebidas (esse não circulante). O filme pode ser visto no link: http://www.vantine.com.br/padronizacao-palete-pbr/.

 

Nessa data foi instituído o CPP – Comitê Permanente de Paletização formado por entidades representativas das empresas participantes da cadeia de abastecimento dos supermercados, e responsável pela curadoria da marca PBR e pela governança dos sistemas de certificação de fabricantes e garantia da qualidade.

 

Em 2018, o PBR está completando 28 anos de existência, e a comemoração não poderia ser melhor. No ano passado, na gestão do presidente João Sanzovo, o superintendente da entidade, Marcio Milan, iniciou um processo de revitalização do PBR. Com seu apoio irrestrito, retornei à coordenação do CPP e, em dois meses, já estava organizada a documentação regulatória revisada. Então, partimos para o mais importante: “reinventar” o projeto estrutural do PBR, mantendo a mesma resistência, mesma configuração geométrica, menos impacto ao meio ambiente e, especialmente, conferir segurança aos colaboradores e consumidores, através de custo inferior.

 

O resultado: 15% mais leve, 50 pregos a menos, custo 40% menor e com produtividade de 18 para 26 PBR/m³ de madeira. Foi batizado de NG (nova geração). Abaixo algumas ilustrações. Detalhes no link: http://www.abras.com.br/palete-pbr/ .

 

A Abras e o CPP acreditam que, em menos de um ano, o consumo anual de PBR, estimado em 6 milhões de unidades, seja 60% do NG, substituindo especialmente os paletes considerados falsos por não possuírem as especificações certificadas e, em grande maioria fabricados e comercializados por fabricantes não credenciados.

 

 

 

Abaixo, as principais medidas do PBR – NG.

 

 

 

 

*José Geraldo Vantine é consultor de Logística, diretor geral da Vantine Logistics Consulting e coordenador do Comitê Permanente de Paletização (CPP).

 

 



 

Últimas

» Artigo: O recado das ruas aos candidatos 24 de Setembro 2018, 13h16
» Artigo: 28 anos de palete PBR no País 04 de Setembro 2018, 13h16
» Artigo: Uma boa gestão pode te desviar das crises 26 de Junho 2018, 17h55
» Artigo: venda de remédios em supermercados pode reduzir preços ao consumidor 06 de Junho 2018, 17h55
» Artigo: Bancos travam cartões de crédito e o País 18 de Abril 2018, 15h23
» Artigo: Vendedor, você atende às necessidades do seu cliente? 29 de Março 2018, 12h12
» Artigo: O desperdício de alimentos continua alto 20 de Fevereiro 2018, 11h43
» Artigo: Os caminhos do ‘atacarejo' brasileiro 21 de Dezembro 2017, 11h08
» Artigo: 7 dicas para o feedback perfeito 18 de Dezembro 2017, 12h14
» Artigo: A sua loja está preparada para as vendas de Natal? 12 de Dezembro 2017, 12h11

Ver mais »