Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

21/08/2019 17:12 - Reformas estruturais e MP da Liberdade Econômica são destaques na Expoagas


Presidente da AGAS, Antônio  Cesa Longo


Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto


  

Abertura oficial da feira de produtos e serviços da Expoagas

 

Reunião de diretoria da ABRAS, na Expoagas

 

Empresários da cadeia de abastecimento e políticos do Rio Grande do Sul se reuniram na manhã de terça-feira (20), na solenidade de abertura da 38ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. As reformas estruturais e a MP 881, da Liberdade Econômica, foram os principais destaques dos discursos.

 

O presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, anfitrião do evento, abriu a cerimônia falando da força do setor supermercadista no estado e da expectativa da Expoagas 2019. “Esperamos que o evento proporcione mais conhecimento e, sobretudo, grandes negócios a toda cadeia de abastecimento, impulsionando o crescimento não apenas para os supermercados.”

 

Longo ressaltou ainda a importância da autorização da venda dos medicamentos isentos de prescrição médica (Mips) no setor, uma das principais demandas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).  E falou que a retomada da economia será um processo lento e gradativo, mas que confia na equipe econômica do governo federal para fazer as reformas que o Brasil precisa, dentre elas a da Previdência, que ainda precisa passar pelo Senado, e a tributária, além da aprovação final da MP 881. “As sementes que hoje precisam ser plantadas darão resultados somente a médio prazo. Precisamos de liberdade econômica e oportunidades para todos”.

 

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, participou da cerimônia e, em seu pronunciamento, também ressaltou a necessidade da aprovação da MP da Liberdade Econômica e da reforma da Previdência no Senado.  “Demos um grande passo com a aprovação da MP 881 na Câmara, que irá remover obstáculos burocráticos à iniciativa empresarial e simplificar procedimentos para captação de recursos no mercado. E graças ao trabalho e à dedicação de diversos parlamentares e empresários, também já avançamos no processo de aprovação da reforma da Previdência, uma das nossas principais alternativas para destravar a economia e evoluir na construção de uma país mais competitivo e empreendedor, precisamos permanecer unidos, buscando apoio da população e dos parlamentares para finalizarmos essas aprovações o mais breve possível.”

 

Sanzovo destacou ainda que, nos próximos meses, a ABRAS estará empenhada em debater a reforma tributária com as associações estaduais, para elaborar, em conjunto, uma proposta que atenda às necessidades do setor supermercadista. “A complexidade do sistema tributário brasileiro é um dos principais fatores de redução da produtividade do país. Precisamos de uma reforma que auxilie quem quer empreender e gerar emprego e renda, que diminua a carga de tributos, que promova a segurança jurídica e simplifique as operações.”

 

O secretário estadual da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, que representou o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, falou em seu discurso da necessidade de ajuste fiscal para o desenvolvimento econômico. “A arrecadação tem que vir mais do desenvolvimento da economia e menos dos custos, assim, o Estado colabora para o crescimento do país", afirma.

No evento, foi oficializada a parceria entre a AGAS e a Secretaria Estadual da Fazenda com a finalidade de estabelecer um regime de parceria entre o segmento supermercadista e seus fornecedores para ajustes na classificação fiscal de produtos.  

 

Também participaram da cerimônia o deputado federal  Jerônimo Goergen (PP-RS) e o deputado estadual Ernani Pollo (PP-RS), e o secretário municipal de desenvolvimento econômico da Prefeitura de Porto Alegre, Edurdo Cidade, que representou o prefeito, Nelson Marchezan Júnior.


Supermercadista Honorário

 

Durante a solenidade de abertura da Expoagas, o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) foi homenageado pelo presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, com o título de supermercadista honorário pela relatoria na MP 881 – Liberdade Econômica.

 

Em seu discurso, Goergen ressaltou a dificuldade que os empresários encontram para empreender no Brasil, por precisarem lidar com burocracias e alta carga tributária, além do desemprego e falta de renda. E defendeu a venda de Mips pelo setor, retirada da MP da Liberdade Econômica, para ser mais bem debatida pelos setores envolvidos. "Temos muito para avançar nesse projeto dos Mips, e iremos discutir com os supermercados e as farmácias para fazermos uma lei que seja justa para todos."


Palestra Magna

 

Após a solenidade, a jornalista Glória Maria fez a palestra magna com o tema “É preciso se reinventar”. Com exemplos próprios de superação, Glória falou da necessidade de inovação das empresas, e de enxergar os desafios como uma oportunidade de crescimento e evolução. “O importante é não se acomodar, não focar no problema. Se continuamos na zona de conforto nunca iremos evoluir, reinvenção é ter vontade de viver e melhorar.  As ideias preconcebidas só limitam o nosso caminho, é preciso se abrir para o novo.”

A Expoagas acontece até quinta-feira, 22/8. O evento traz uma ampla programação com palestras e oficinas, além de feira de negócios que reúne este ano 372 expositores (Clique aqui e veja mais).

 

Reunião  ABRAS

 

A diretoria da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) se reuniu na tarde de terça-feira (21), durante a Expoagas, para discutir a MP 881, da Liberdade Econômica, reforma tributária, entre outros temas relacionados ao setor supermercadista.

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, conduziu a reunião, que contou com os vice-presidentes, membros do Conselho Consultivo, além dos presidentes e executivos da associações estaduais.

 

 

Natália Lima, de Porto Alegre 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/09/2019 11:47 - ABRAS participa de reunião da UNECS na capital federal
16/09/2019 16:40 - Super Feira Acaps Panshow acontece de 17 a 19/9 no Espírito Santo
16/09/2019 15:01 - Varejo: perspectiva e mercado
13/09/2019 10:58 - Setor de serviços tem melhor julho desde 2011, mas sem sinal de recuperação firme
11/09/2019 19:55 - Abertura da Superamas recebe empresários e políticos no MS
10/09/2019 16:33 - Superagos foi lançada nesta terça-feira em Goiânia
09/09/2019 17:51 - 29ª edição da SUPERAMAS começa amanhã em Campo Grande
06/09/2019 17:29 - Evento ABRAS no Congresso Nacional reúne presidentes e executivos das estaduais no DF
04/09/2019 11:13 - Bayer e IICA lançam capacitação online sobre produção sustentável
04/09/2019 11:12 - Para aquecer comércio em setembro, governo federal lança "Semana do Brasil"

Veja mais >>>