Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

07/05/2018 16:57 - Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper acontece em São Paulo

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto 

 

Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper

 

Premiação 20 maiores

 

O jantar de divulgação oficial da 41ª Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper aconteceu na noite de ontem (6), na sede da Fecomercio, em São Paulo. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Supermercados, reuniu líderes do autosserviço de diversos estados, além de personalidades do cenário político do País.


O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, falou em seu discurso da força do setor supermercadista, responsável por um faturamento de R$ 353,2 bilhões, em 2017, um crescimento nominal de 4,3% em relação a 2016, o que representa 5,4% do Produto Interno Bruto, e também destacou as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro. 


“Desde o surgimento dos supermercados no Brasil, a nossa evolução não parou. Passamos por muitas transformações, e os desafios só aumentaram. Os nossos consumidores estão cada vez mais multicanais, e estratégias antigas de vendas não têm mais o mesmo efeito. Adaptar-se às novas demandas e buscar entender as transformações, pelos quais os nossos clientes estão passando, serão as grandes estratégias para este e para os próximos anos.”


Sanzovo também falou das demandas principais que a ABRAS e a União Nacional de Entidades do Comércio  e Serviços (UNECS) estão trabalhando em 2018, que incluem a permissão para que os supermercados voltem a comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, redução do spread bancário, aprovação do cadastro positivo e convergência da reforma fiscal e tributária.


“Ainda temos sete meses pela frente, e a nossa luta em prol dos supermercados é contínua. O ano de 2018 é de recuperação da economia, da confiança e do otimismo dos empresários. Estamos projetando crescimento de 3% nas vendas e, para isso, além de suar a camisa, teremos que ficar atento para não deixar as oportunidades passarem.”


O evento foi prestigiado pelo deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), que ressaltou em seu discurso que o jantar do Ranking é um estímulo à  união do setor. Na oportunidade, Sávio falou da importância do reconhecimento da atividade supermercadista como essencial, e do trabalho da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (Frente CSE) em Brasília. "Defendemos  quem empreende, tenho o orgulho de estar ao lado de todos  vocês, empresários." 

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, também participou do jantar.


 A UNECS foi representada pelo seu presidente, Paulo Solmucci, que é também presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), que destacou em seu pronunciamento a força da UNECS no desenvolvimento do setor de comércio e serviços do Brasil.

 

Premiação 20 maiores

Durante o jantar Ranking ABRAS/SuperHiper, as 20 maiores empresas supermercadistas do País, responsáveis por um faturamento de R$ 187,4 bilhões em 2017, foram homenageadas com certificados entregues por dirigentes da ABRAS e patrocinadores parceiros. Clique aqui e confira a relação completa com todas as colocadas.

 

Pesquisa

O estudo Ranking ABRAS/SuperHiper é elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados em parceria com a Nielsen, e traz um panorama completo do setor supermercadista no Brasil. Elaborada há 41 anos, a pesquisa mostra o faturamento dos supermercados, participação das diversas seções nas vendas totais e expectativa de investimento. Além disso, o estudo apura também dados estruturais: espaço físico, formato de loja, entre outras informações.


Lojas

O setor supermercadista encerrou o ano de 2017 com 89,3 mil lojas, um total de 223,7 mil check-outs. No ano passado, foram registradas 1,822 milhão de funcionários diretos ante 1,802 milhão em 2016 (que resultou em 20 mil novas vagas de empregos no País), e cerca de 5,4 milhões de indiretos.


Tendências

No jantar Ranking ABRAS/SuperHiper, a diretora de Varejo da Nielsen, Daniela Toledo, fez a apresentação da metodologia da pesquisa e trouxe algumas  tendências de consumo para 2018, dentre elas  a compra em diversos canais, fator que foi impulsionado na crise. "Nossa pesquisa mostrou  que o consumidor  passou a frequentar  de 5 a 7 canais diferentes em 2017, e essa tendência deve continuar em 2018, inclusive o e-commerce, que fará  parte das escolhas."


Parceria ABRAS e GS1

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados  (ABRAS), João Sanzovo Neto, e o presidente da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), João Carlos de Oliveira, assinaram durante o Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper, Protocolo de Intenções, com o objetivo de fomentar ações em prol de um  cadastro nacional de produtos consistente, com dados precisos e qualificados, e com código de barras que garantam mais agilidade de leitura e operação nos check-outs.


Patrocinadores

O jantar do Ranking ABRAS/SuperHiper contou com grandes empresas patrocinadoras: GS1 Brasil e Nielsen, além do apoio de importantes empresas do varejo brasileiro: Bombril, Compex e CRS Brands.

A cobertura completa do evento estará na edição de maio da revista SuperHiper, publicação oficial do setor.


Redação Portal ABRAS


Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/05/2018 16:03 - Alunos do curso de capacitação de deficientes intelectuais da GS1/ABRAS se formam em SP
15/05/2018 19:41 - Comitê Permanente de Paletização se reúne em SP
15/05/2018 19:14 - AGAS promove seminário sobre rastreabilidade de alimentos
15/05/2018 11:39 - Parceria entre a Sead e a Abras - Um benefício à agricultura familiar
11/05/2018 16:43 - ASSERJ Conecta apresenta as últimas novidades tecnológicas do varejo para o RJ
10/05/2018 18:10 - Presidente da ABRAS participa de visita com Geraldo Alckmin à APAS Show
10/05/2018 16:26 - Em audiência no Senado, presidente da Unecs critica taxas altas de cartões de crédito
09/05/2018 17:05 - ABRAS realiza reunião de executivos em São Paulo
09/05/2018 12:21 - Mulheres do Varejo se reúnem em ponto histórico de SP
09/05/2018 10:27 - Temer diz que quem for contra o governo terá de dizer: 'Sou contra essa inflação ridícula de 3%'

Veja mais >>>