Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

14/09/2017 11:38 - Responsabilidade Social é debatida na Convenção ABRAS 2017

Por Giseli Cabrini

 

  

 

 

Além de fomentar uma nova sociedade, a responsabilidade social deve ser um tema da agenda varejista abordado como ferramenta de transformação do jeito de fazer negócios. Afinal, a inclusão e a diversidade são temas que além de gerar ganhos sociais também promovem benefícios econômicos para todos: marcas, produtos, consumidores, fabricantes e varejistas. Essa foi a principal conclusão do Bloco do Conhecimento realizado na manhã desta quarta-feira, 13/9, na 51ª edição da Convenção ABRAS, cujo tema foi "Responsabilidade Social". O evento acontece até hoje (14), em Atibaia (SP).

 

"Como todos sabem a edição deste ano da convenção traz como tema Mudanças - Vamos juntos!. Isso significa uma mudança na forma de olhar o mundo e do papel que as empresas têm como agentes de transformação da sociedade no sentido de promover o desenvolvimento social e o crescimento sustentável", disse a primeira-dama da Abras e moderadora do Bloco do Conhecimento, Suzana Sanzovo.

 

"Práticas de inclusão representam oportunidades futuras para tornar nosso negócio perene. A diversidade deve ser trabalhada como um valor dentro da organização, junto ao mercado consumidor e como agente de transformação social", disse a diretora de Recursos Humanos da Unilever no Brasil, Carolina Mazziero. Há dez anos, a Unilever desenvolve ações voltadas à equidade de gêneros e à inclusão social no Brasil. Um exemplo claro desse esforço está na adesão de marcas tradicionais da empresa, entre elas Seda, OMO, Knorr e Dove, ao conceito de "não ao estereótipo".

 

O gerente de marketing de sustentabilidade da GS1 Brasil, Frederico Bellini Coelho, e a diretora-executiva da Nova Projeto, Monica Aragão Wahltuhl , apresentaram como funciona a parceria entre as duas instituições voltada para a capacitação e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no varejo. E também mostraram os ganhos obtidos com a iniciativa.

"Por meio desse projeto que, conta também com o apoio da Escola Nacional de Supermercados da Abras, nós conseguimos contribuir não só para o cumprimento da lei de cotas para pessoas com deficiência, mas para fazer com que pessoas talentosas com essas características sejam inseridas com sucesso no mercado de trabalho", afirmou Coelho.

 

Segundo Mônica, os ganhos são para todos. Para o profissional, seus familiares, empresas e para a sociedade uma vez que as pessoas com deficiência intelectual passam a ser economicamente ativas e mais independentes. Ou seja, agentes que participam diretamente da sociedade.

A gerente de responsabilidade social do Carrefour, Karina Chaves, e a coordenadora de projetos na Rede Cidadã, Cristina Saturnino, apresentaram como funciona o projeto Conexão Varejo, também voltada à promoção de inclusão social e diversidade e que também foi desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Supermercados da Abras.

 

Entre as principais novidades está a ampliação da inserção e da capacitação de pessoas transgêneras no grupo Carrefour. "Trabalhar com diversidade enriquece o mundo, a sociedade e o negócio", disse Karina. "Por meio do Conexão Varejo entendemos que capacitar pessoas para o varejo envolve não apenas questões técnicas, mas principalmente o desenvolvimento de competências emocionais. Além disso, toda organização precisa estar envolvida e comprometida com ações que promovam a inclusão e a diversidade."

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

15/01/2018 09:38 - Associação Brasileira de Supermercados inicia Pesquisa Ranking ABRAS 2018
10/01/2018 10:31 - Omar Abdul Assaf toma posse do Sindicato do Comércio Varejista no dia 30
08/01/2018 12:24 - R$ 7 bilhões em comida jogados no lixo
29/12/2017 11:01 - Vitória do setor supermercadista: fim da cobrança de taxas negativas pelas empresas de voucher
28/12/2017 11:25 - Festas impulsionam as vendas na Capital
26/12/2017 17:20 - Supermecados atingem alta de 1,10% em vendas
26/12/2017 17:19 - Supermecados atingem alta de 1,10% em vendas
26/12/2017 17:18 - Vendas de supermercados no Brasil avançam 2,95% em novembro
26/12/2017 17:18 - Vendas de supermercados no Brasil avançam 2,95% em novembro
26/12/2017 17:17 - Vendas de supermercados no Brasil avançam 2,95% em novembro

Veja mais >>>