Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

09/11/2016 19:29 - Executivos falam sobre como simplificar a gestão dos negócios

O bloco do conhecimento “Gestão Simplificada” encerrou as atividades do primeiro dia da Convenção Abras 2016


* Wagner Hilário

 

  
Com a participação do presidente da Nielsen no Brasil, Luis Arjona, do diretor de Key Accounts da Nestlé, Marcus Dambrósio, e do presidente do Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho, as palavras “priorizar” e “cliente” deram o rumo das apresentações do segundo bloco do conhecimento da Convenção Abras 2016, que buscou mostrar como simplificar a gestão de empresas do setor de bens de consumo, especialmente dos supermercados.

 

Arjona, o primeiro a falar, tratou de questões mais amplas de mercado, do momento difícil da economia que, no entender dele, já passou pela pior fase e da necessidade de indústria e varejo se unirem para atenderem, juntos e da melhor maneira possível, as demandas dos clientes. “O cliente está ainda mais multicanal, embora reduza a frequência de compras. Cada vez mais, ele pesquisa antes de comprar e, para 37% deles, a internet é fonte de consulta obrigatória.”

 

O presidente da Nielsen disse que são necessários três passos simples para alcançar os resultados ansiados: primeiro, conhecimento e entendimento do cliente que interessa efetivamente; segundo, eficácia, por meio de ações precisas, que vão ao encontro do interesse do cliente no PDV, e, em terceiro lugar, resultado, ou, mais precisamente, gestão de desempenho. “Aplicando esse passo a passo, tivemos clientes melhorando suas vendas em 19%.”

 

Dambrósio, da Nestlé, disse que a operação da indústria, pelo tamanho e pela grande quantidade de negócios, é complexa, mas não complicada. “Buscamos simplificar a operação, definindo com clareza nossos objetivos prioritários e estratégicos.” Por exemplo, as ações de promoção em mídia respeitam a seleção de apenas seis marcas. “Não há condições de promover todas, por isso, escolhemos as mais estratégicas.” Ou seja, simplificação tem relação estreita com definição de prioridades, baseada em orientação estratégica.

 

Ramalho, do Mercadinhos São Luiz, encerrou o bloco afirmando que gestão simplificada é entender bem e se comunicar eficientemente com os clientes da empresa. Segundo Ramalho, 83% dos clientes das lojas de sua rede são da classe A e B e 72% têm ensino superior. Por isso, para o empresário, as oportunidades, no caso de sua empresa, passam pela promoção do conhecimento.

 

Para exemplificar, o empresário destacou o festival “Costume Saudável”, que a empresa realiza anualmente e visa levar conhecimento sobre o tema por meio de palestras com nutricionistas e atividades físicas. “Tivemos 47 patrocinadores e 100 atrações na última edição”, conta Ramalho.

 


* Wagner Hilário, especial para revista SuperHiper

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/04/2017 18:39 - Comissão aprova texto principal da reforma trabalhista
25/04/2017 16:58 - SuperHiper realiza workshop Gestão de Categoria na sede da AMIS
20/04/2017 16:52 - ABRAS participa do Painel Logística Reversa e do Fórum NR-12 na Mercosuper
20/04/2017 16:37 - ASSURN promove palestra sobre mudanças da reforma trabalhista
19/04/2017 16:31 - UNECS inaugura sede própria em Brasília
19/04/2017 12:12 - Zonta defende reformas trabalhista e previdênciária na abertura da Mercosuper
18/04/2017 07:49 - Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper será realizado no dia 1º de maio
17/04/2017 16:20 - 36ª Mercosuper acontece de 18 a 20 de abril no Paraná
13/04/2017 17:07 - MAPA e ABRAS se reúnem em São Paulo para tratar da segurança dos alimentos
12/04/2017 15:22 - Grupo Pereira comemora 24,63% de crescimento no varejo

Veja mais >>>