Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/03/2017 11:52 - Demanda firme sustenta a produção de olivas

Lavouras do Rio Grande do Sul e da Região da Mantiqueira, na divisa entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, registram aumento da área plantada e também a manutenção dos cultivos existentes

 

 

 

São Paulo - Amparada por um consumo consistente de azeite no País, a produção da oliva - matéria-prima do óleo - segue em expansão. A expectativa para este ano é de um aumento de 30% na produção, para 400 toneladas de olivas e em torno de 45 mil litros de azeite.  Na avaliação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi), apesar do avanço da área plantada, a produção ainda representa pouco perto da demanda de azeite extra-virgem existente. O Estado, maior produtor de olivas do País iniciou ontem a colheita desta safra.

 

 


Com base nos dados mais recentes da International Olive Council, referentes a 2014, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) calcula que o consumo brasileiro estava perto de 73 mil toneladas de azeite de oliva naquela época.  "Têm sido plantados cerca de 400 novos hectares por ano, e a área cultivada está ao redor de 2,1 mil hectares, dos quais somente 30% estão em fase de produção. A meta do Programa Estadual de Olivicultura (Pró-Oliva) é chegar a três mil hectares até o final do ano de 2018", afirma o coordenador da Câmara Setorial da Olivicultura da Seapi, Paulo Lipp.

 

 


De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado, existe um grande potencial de crescimento da cultura e da produção de azeites nas lavouras gaúchas.  "Isso porque temos áreas disponíveis, especialmente na metade sul do estado, justamente a região que busca novas alternativas para geração de renda e emprego", explica Lipp. O representante do mercado destaca ainda que o solo, a topografia e o clima têm atraído investimentos de empresários gaúchos, de outros estados e do exterior.

 


No ano passado, atendendo à reivindicação dos produtores gaúchos de azeite de oliva, o Estado reduziu a alíquota de ICMS de 18% para 7% nas vendas dentro do Rio Grande do Sul do produto fabricado com azeitonas cultivadas no País. Para a Seapi, a resolução estimula a cadeia produtiva de oliveiras e a expansão das indústrias nacionais. Na região da Mantiqueira - composta pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro - , o presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), Carlos Diniz, estima uma safra de 400 toneladas de azeitonas. Como a quase totalidade é direcionada ao azeite, sua fabricação deve ficar em 40 mil litros em 2017.

 

 


"Há um aumento anual na área plantada estimada em 15%, além de investimentos na manutenção dos olivais existentes e de instalação de novos lagares. Estimamos atualmente uma área de 1,6 mil a 1,8 mil hectares de oliveiras em todo o Sudeste, sendo 70% desta área em Minas Gerais", acrescenta Diniz. Na mesma região, o sócio-diretor da companhia Oliva Brasil, Hugo Gonçalves, é produtor de mudas de oliva e conta que as entregas devem aumentar 40% em relação ao ano passado, ao atingir 100 mil mudas da planta.  A Oliva Brasil fornece cultivares a nível nacional, com foco nos três estados da região Sul e o conglomerado que compõe a Mantiqueira.

 

 


Gonçalves conta que os gaúchos são lideres na escala de produção, mas as olivas do Sudeste possuem peculiaridades qualitativas por serem cultivadas, em sua maioria, pela agricultura familiar.  "Os estados do Sudeste são os principais mercados consumidores. O manejo em diversas lavouras é artesanal e possui valor agregado", afirma o executivo da Oliva.  Conforme informações do mercado, o potencial de consumo interno no Brasil é tão grande que o País é comprador no mercado internacional. Segundo o Ministério da Agricultura, em 2016, as importações de azeite de oliva somaram US$ 281 milhões, alta de 1,6% em relação ao ano anterior. Em volume, foram 57 mil toneladas adquiridas, ligeira queda de 0,8% na variação anual.

 

 

 

 

Fonte: DCI

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

23/11/2017 14:36 - Produtor enfrenta alta nos insumos
23/11/2017 14:35 - Aprovação do Renovabio deve ficar para 2018
22/11/2017 11:10 - Novo selo confere garantias de origem
22/11/2017 11:08 - Setor pede o fim da cobrança do Funrural
16/11/2017 11:31 - Marfrig e Minerva ganham espaço no mercado com crise detonada pela JBS
16/11/2017 11:31 - Governo cria comitê do Plano ABC para monitorar redução de emissões de gases estufa na agropecuária
16/11/2017 11:30 - Arroz: Indústria ativa e retração produtora sustentam valores do casca
14/11/2017 12:04 - Confiança do agronegócio cresce 6 pontos no 3º trimestre
10/11/2017 12:13 - Conab confirma estimativa de alta na produção de soja para próxima safra
10/11/2017 12:03 - Produção aumentará 31% em 2018

Veja mais >>>