(241)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
» Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

Tecnologia, o único caminho

 

A revolução tecnológica tem liderado as atenções e preocupações dos empresários varejistas que se importam com o futuro de suas empresas. E não é para menos. O mercado consumidor está em um processo de plena transformação, estamos vivendo na era dos apps, da realidade virtual ou aumentada, das telas sensoriais, drones, entre outras infinitas tecnologias, e precisamos nos adaptar a essa realidade onde tudo se interliga.


O consumidor está cada vez mais racional e conectado, buscando diversas possibilidades em um clique. O “obrigado pela preferência” nunca foi tão valioso. De acordo com pesquisa recente da Kantar Worldpanel, no ano passado, os brasileiros utilizaram sete canais diferentes para fazer suas compras: supermercado e atacarejo, para abastecimento; supermercado, hipermercado e varejo tradicional, para reposição; e farmácia e mercados menores, para necessidades próximas ao lar. 


A fidelização de clientes, que sempre foi um desafio, se tornou um quebra-cabeça. Por isso, é preciso estar atento ao que vem por aí. No último mês, participei de mais uma edição da NRF Big Show, maior evento do varejo mundial, em Nova York. A comitiva da ABRAS, em parceria com a BTR Varese, foi um sucesso. Conseguimos reunir empresários de diversas regiões do Brasil nessa viagem em busca do conhecimento.


Mais uma vez, a NRF nos trouxe experiências únicas e visionárias e que nos leva a crer que, por mais que nos modernizemos, nunca será o sufi ciente. Constantemente, estamos batendo na tecla de que o varejo supermercadista precisa urgente buscar alternativas de inserção tecnológica. Em meio a tantas inovações, o nosso setor ainda engatinha perto de outros mercados mundiais. Tirando as grandes redes, o restante ainda vê a tecnologia como um gasto e não como investimento.


A nossa “cultura tecnológica” precisa ser reformulada. A tecnologia deve fazer parte do planejamento da empresa e ser pensada em todos os processos. Esse será o único caminho para a perpetuação no mercado. Nesta edição de SuperHiper, fiz um resumo dos principais insights da NRF 2019. Falando em tecnologia, no próximo mês realizaremos nosso maior evento anual, a Convenção Abras 2019, que reunirá os maiores líderes supermercadistas do Brasil, de 19 a 21 de março, no Rio de Janeiro. 


Com a Convenção, traremos também mais uma edição da AbrasTech – Feira e Exposição de Tecnologia, que estará totalmente reformulada e com novidades exclusivas. Com o tema central “O consumidor transformando o varejo”, o evento está imperdível. E mais uma vez será realizado em parceria com a Asserj, durante a Super Rio Expofood. Espero você lá! Boa leitura.

 

Atualizado em Fevereiro de 2019