(241)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
» Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

50 anos de história e evolução

 

Novembro é mês de festa! E não apenas porque celebramos o Dia Nacional do Supermercado, mas, também, porque a nossa Abras está comemorando 50 anos de existência, um grande orgulho para todos nós, supermercadistas. Foi com muita luta e perseverança que conseguimos nos tornar uma das entidades mais representativas do Brasil.


Desde a nossa fundação, passamos por muitas mudanças demográficas, culturais, políticas, econômicas, além de uma intensa evolução tecnológica. Das pequenas lojas e caixas registradoras migramos para a era dos multiformatos, dos check-outs, dos códigos de barras e outros avanços. 


Chegar até aqui não foi fácil. Travamos verdadeiras lutas jurídicas contra muitas leis que tentaram impedir nosso desenvolvimento e que colocavam em risco a nossa competitividade. Também passamos por crises econômicas, que nos forçaram a nos reinventar para continuarmos aumentando nossas vendas.


Desde nossa fundação, trabalhamos por uma voz ativa no Congresso para auxiliar o desenvolvimento do setor. Pensando nisso, em 2014, por meio da idealização de Fernando Yamada, juntamos forças com sete das maiores instituições brasileiras de comércio e serviços e fundamos a Unecs, que resultou na criação de uma frente parlamentar com mais de 300 políticos em prol da discussão de pleitos para melhorar a atividade empresarial do Brasil.


Nunca medimos esforços para cumprir a nossa missão: representar, defender, integrar, impulsionar e desenvolver o setor de supermercados no País. E nossa festa não seria tão especial sem uma das principais vitórias do setor supermercadista: o reconhecimento da nossa atividade como essencial da economia, por meio de decreto assinado pelo presidente da República, Michel Temer, em agosto do ano passado. Foram muitas as nossas conquistas e temos motivos de sobra para comemorarmos nosso aniversário! 


A festa da Abras é de cada ex-presidente que teve a nobre e desafiadora tarefa de conduzir o nome e os projetos da entidade: Fernando Pacheco, João Carlos Paes Mendonça, Arthur Antônio  Sendas, Levy Nogueira, Paulo Feijó, José Humberto Pires de Araújo, João Carlos de Oliveira, Sussumu Honda, Fernando Yamada.


É, também, de cada associação estadual que nos apoiou nessa jornada de meio século; é dos nossos fornecedores, anunciantes da SuperHiper e apoiadores dos nossos eventos. A festa é de cada funcionário e colaborador, e de todos que direta ou indiretamente contribuíram para a evolução do setor nos últimos anos.


É uma honra presidir a Associação Brasileira de Supermercados neste momento histórico. Espero que a minha gestão possa contribuir ainda mais com o desenvolvimento do setor e da nossa querida entidade!

 

Atualizado em Novembro de 2018