(238)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
» Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

Fernando Yamada
Presidente

Filho de imigrantes japoneses, é presidente do Grupo Y.Yamada. Engenheiro civil, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas. Foi vice-presidente da ABRAS, e presidente da entidade de 2013 a 2016. Também foi presidente da Associação Paraense de Supermercados (ASPAS) de 1995 a 2002 e de 2006 a 2012. À frente da ASPAS criou, no seu primeiro mandato, a SuperNorte, maior evento empresarial da Amazônia. Atualmente é vice-presidente da ASPAS.

Sussumu Honda
Vice-Presidente

Atuante no setor desde 1971 e com grande experiência no setor empresarial, Sussumu Honda foi sócio da rede Ricoy, Presidiu a ABRAS de 2007 e 2012. Com mais quase 40 anos no mercado de trabalho, grande parte deles dedicada a ações em entidade de classe, Honda teve participação importante na gestão da Associação Paulista de Supermercados (APAS), onde atuou de 1982 a 2006, sendo nos últimos quatro anos presidente da entidade.

João Carlos de Oliveira
Vice-presidente

Graduado em Administração de Empresas pela PUC-RS e pós-graduado em Planejamento Empresarial pela Faculdade Porto-Alegrense. É presidente da GS1 Brasil. Também foi presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS), e da ABRAS de 2003 a 2006, presidente do Conselho Consultivo da entidade de 2007 a 2012, e vice-presidente deste Conselho desde o ano de 2013.

José Humberto Pires de Araújo
Vice-presidente


Ex-proprietário da rede de Supermercados Planaltão, de Brasília, foi presidente da ABRAS de 1999 a 2002. Também foi secretário de governo do Distrito Federal e administrador regional da cidade satélite de Taguatinga, e diretor da JJPA Empreendimentos e Participações Ltda. Há mais de dez anos se dedica ao desenvolvimento de projetos imobiliários com a empresa Milênio. É membro do Conselho Consultivo da ABRAS desde 2003.

Levy Nogueira

Levy Nogueira
Vice-presidente


É fundador da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) em 1971, da qual foi presidente desde o final da década de 1970 e durante a década de 1980. Foi presidente da ABRAS entre 1991 e 1994. É comendador da Ordem do Mérito dos Supermercados, condecorado pela ABRAS em 2012. Atuou na presidência do grupo DMA, e da Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS). É presidente do Viashopping Brasil Hipermercado.


Adeilton Feliciano do Prado
Vice-presidente


Adeilton Feliciano do Prado começou a carreira no autosserviço em outubro de 1982, no Mato Grosso do Sul, com a fundação da Mercearia Jonilton, que se transformou no Pag Poko. É um dos fundadores da Rede Econômica de Supermercados. Foi presidente da Associação Sul-mato-grossense de Supermercados (AMAS), entidade da qual atua como delegado. Também foi presidente do Sindicato de Supermercados de Campo Grande (Sindisuper).


Pedro Celso
Vice-presidente


Pedro Celso Gonçalves é presidente do Conselho de Administração da rede Enxuto Supermercados, de sua família, desde 2009. Atuou diretamente na implantação da governança corporativa da empresa, da qual também foi presidente executivo. Formado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas e pós-graduado na FGV. Foi presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), de 2014 a 2018, entidade na qual atualmente é conselheiro.


Stéphane Engelhard
Vice-presidente


Stéphane Engelhard é franco-brasileiro formado em Administração de Empresas na França e em Advanced Management Program. Trabalhou seis anos na Deloitte. Em 1996, ingressou na Accor como Controler Financeiro, empresa na qual foi diretor financeiro para a América Latina. Foi também COO da Accor Hotels para a Áustria e países da Europa Central. Ingressou no Carrefour Brasil em 2012, atualmente é diretor vice-presidente de Assuntos Corporativos.