(242)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
Palavra do Presidente
» Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

OK
Junho / 2019

06/06/2019 - Quinta-feira - Marcos Cintra fala sobre reforma tributária com empresários da Unecs

O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, participou de um encontro promovido pela Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS) e a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) na quinta-feira (06), em Brasília. Cintra fez uma apresentação sobre reforma tributária e afirmou que a medida tem como objetivo de criar um ambiente econômico mais favorável ao Brasil e que ela toca intensamente na totalidade da sociedade brasileira.

O secretário comentou uma reunião sobre modelo tributário que está sendo realizada hoje no Banco Mundial com especialistas da Austrália, Canadá e Índia, países com estruturas federativas semelhantes às do Brasil e onde a reforma deu certo.

Veja mais 

Eventos Anteriores

Maio / 2019

31/05/2019 - Sexta-feira - Vendas dos supermercados acumulam crescimento de 2,26%

O setor supermercadista brasileiro acumula, até abril, alta real de 2,26% - deflacionadas pelo IPCA/IBGE, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS, apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. No mês passado, as vendas apresentaram queda real de -2,42% na comparação com março e alta de 8,05% em relação a abril de 2018. 

“A queda mensal foi influenciada pelo efeito calendário. Em março, tivemos um final de semana a mais que em abril. Pode parecer pouco, mas as vendas dos supermercados apresentam grande concentração nesses dias. No acumulado, após o efeito calendário da Páscoa, o fechamento do quadrimestre apresentou resultado positivo, voltando ao patamar do primeiro bimestre de 2019, acima dos 2,00%”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto.

Veja mais

 

 

29/05/2019 - Quarta-feira - ABRAS e ABDI promovem desafio de inclusão de deficientes visuais nos supermercados

  

A Associação Brasileira de Supermercados e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial promoveram na noite de terça-feira (28), em São Paulo, a final do desafio ABRAS/ABDI, que escolheu uma startup, entre cinco participantes, com a melhor solução tecnológica para facilitar a experiência de compra dos deficientes visuais nas lojas supermercadistas.

O evento aconteceu no Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA), responsável pela coordenação do desafio, e contou com a presença do presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, do superintendente Marcio Milan, do editor da SuperHiper, Roberto Nunes, da gerente de Relacionamento com as Associações Estaduais, Silvana Souza, e a coordenadora de Comunicação, Natália Lima.

 

Veja mais 

23/05/2019 - Quinta-feira - ABRAS e estaduais participam de audiência para debater Código de Defesa do Consumidor

 

 

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, e representantes das associações estaduais participaram hoje (23), em Brasília, de audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics), a pedido do deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO), para debater a transparência e os parâmetros das multas aplicadas a supermercados quando produtos são encontrados com data de validade vencida, estabelecidas no artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor. 

Atualmente, o valor da punição se baseia na receita bruta estimada das empresas, uma situação que gera prejuízo aos empresários supermercadistas, de acordo com o deputado. "As multas costumam ser calculadas por presunção, a partir do faturamento. Sem dúvida, o Código de Defesa do Consumidor trouxe inúmeras conquistas para a população, mas o seu artigo 57 ainda gera injustiças, a ponto de inviabilizar negócios do setor. Essa penalidade precisa existir, sim. 

Veja mais 

07/05/2019 - Terça-feira - 35ª Apas Show é aberta em solenidade que reuniu empresários e políticos em SP

A abertura da 35ª edição da APAS Show - Feira e Congresso de Gestão Internacional reuniu empresários supermercadistas de todo o Brasil, na tarde de segunda-feira (6/5) no Expo Center Norte, na capital paulista.O evento contou com as presenças dos presidentes da APAS, Ronaldo dos Santos, e da ABRAS, João Sanzovo Neto, do governador do Estado de São Paulo, João Dória,  do senador Major Olimpio, e dos deputados Eduardo Bolsonaro, Joise Hasselmann, Carla Morando, e  os prefeito de São Paulo, Bruno Covas e de São Bernardo do Campo, Orlando Morando.

Com o tema Super Hack - Hackeando o Supermercado”,  a APAS Show está debatendo este ano, por meio das diversas atrações, entre palestras, oficinas e workshops, a necessidade de reinventar os supermercados com o foco na tecnologia que está revolucionando a experiência de compra no varejo.

Veja mais 

07/05/2019 - Terça-feira - ABRAS realiza Assembleia Geral em São Paulo

 

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou na tarde dessa terça-feira (7) Assembleia Geral, durante a APAS Show, no Expo Center Norte, em São Paulo. 

O presidente João Sanzovo deu início à reunião saudando os novos presidentes, Gilmar Pereira, da Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA), e Gilberto Silva, da Associação Goiana de Supermercados (AGOS), e também Cícero Bernardo da Silva, que está retornando à presidência da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), e Gilson Lopes, novo delegado da Associação Mineira de Supermercados (AMIS).

Veja mais

05/05/2019 - Domingo - Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper reúne lideranças empresariais em São Paulo

Lideranças supermercadistas de todo o Brasil se reuniram em jantar de divulgação oficial da 42ª Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper, que aconteceu domingo (5) na sede da Fecomercio, em São Paulo. Em seu discurso, o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, destacou a tradição do estudo e a força dos supermercados para a economia, que em 2018 registraram R$ 355,7 bilhões de faturamento.

“A atividade supermercadista é hoje uma das mais representativas da economia brasileira, responsável por 5,2% do produto interno bruto. Os nossos números mostram não apenas a realidade do setor, mas também o trabalho e dedicação dos empresários na desafiadora tarefa que tem se transformado o crescimento do consumo após uma recessão.”

Veja mais 

 


 

03/05/2019 - Sexta-feira - Setor fecha primeiro trimestre com saldo positivo nas vendas

O primeiro trimestre foi positivo para os supermercados, que registraram crescimento real - deflacionado pelo IPCA/IBGE, de 0,42% em relação ao mesmo período de 2018, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS, divulgado nesta sexta-feira (3). No mês de março, as vendas cresceram 11,15% em relação a fevereiro, e apresentaram queda de -3,24%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, o resultado acumulado foi devido ao fator calendário. "Como o indicador não é dessazonalizado, o efeito Páscoa, que ainda é uma das datas mais importante para os supermercados influenciou em nossas vendas, no ano passado a data foi comemorada no início de abril e teve suas compras concentradas no mês de março, já neste ano a data foi comemorada na segunda quinzena de abril."

Veja mais