(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

Aumento nas vendas de chocolates comuns deve superar as de ovos de páscoa em MG 18/04/2019 às 14h

Uma projeção da Associação Mineira de Supermercados (Amis) mostrou em números uma mudança que tem sido vista nos últimos anos durante a páscoa – a procura maior por produtos além dos tradicionais ovos de chocolate industrializados. A expectativa é que a venda de outros formatos de chocolate em 2019 cresça 6% em Minas Gerais, número maior que os 4% esperados nas vendas dos ovos de Páscoa.

 

Entre os tipos que o consumidor mais deve procurar para as comemorações de Páscoa em 2018 estão as barras e caixas de bombons. Uma das razões pode estar relacionada ao preço do ovo, que geralmente é mais alto em relação aos outros produtos comuns ao longo de todo o ano.

 

Por conta da mudança de comportamento do consumidor nos últimos anos, os próprios supermercados estão mais cautelosos. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgada no mês de março, mostra que as compras de varejistas dos ovos de páscoa teve redução em 2019, principalmente os de tamanhos maiores.

 

A associação mineira confirma que a procura maior deve ser pelos ovos de até 150 gramas.

 

 

Mesmo com menos ovos nas prateleiras, a expectativa é que haja aumento nas vendas em geral. Segundo a Amis, o fator que deve ajudar nas vendas é a distância da Páscoa em 2019 em relação ao início do ano. A comemoração é no domingo, dia (21). Em 2018, a Páscoa foi no dia 1º de abril.

 

Alternativas

 

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (17) pela empresa Sprinklr, responsável pelo gerenciamento de redes sociais, mostrou que os produtos caseiros foram mais procurados na internet do que os de grandes marcas.

 

Segundo o levantamento, feito ao longo de um mês, foram 42 mil menções ao ovo de Páscoa de colher, uma das formas caseiras mais procuradas. Em seguida, aparecem buscas por ovos recheados. A referência por ovos de grandes marcas na internet apareceu em 1% das publicações.

 

Se o ovo mais conhecido das prateleiras dos supermercados deixa de atrair, os pequenos negócios aproveitam o momento para impulsionar a venda de produtos caseiros, com maior variedade.

 

Este é o caso de Vanessa Freitas Ferreira, de Andradas (MG). Ela trabalha em casa com a venda de roupas e neste ano, viu na produção de ovos caseiros uma oportunidade de aumentar a renda da família.

 

Vanessa investiu na produção de trufados e ovos de colher, com opções variadas de tamanhos, sabores e preços. No cardápio, há preços que variam de R$ 12 a R$ 70. Com 80 produtos já vendidos e a expectativa de vender cerca de 100 até o domingo de Páscoa, ela avalia as vendas de maneira positiva.

 

“O pessoal tem preferido os ovos caseiros até pela possibilidade de escolher o sabor e porque os ovos de chocolate dos supermercados estão em um valor maior do que o pessoal está podendo gastar. Quando a gente vai ao supermercado a gente compara e vê que as vendas estão mais fracas lá. Eu creio que para todo mundo que está fazendo em casa tem compensado bastante.”

 

A aposta de mudança no tipo de produto para o Sebrae é vista como oportunidade a quem deseja encontrar uma nova função ou complementar o orçamento. “Tem uma grande parcela da sociedade que quer um produto de melhor qualidade, com melhor sabor, enfeite diferente. Isso dá a oportunidade para aqueles que atuam no mercado personalizado que a grande indústria não consegue atender”, explica o analista do Sebrae Minas na microrregião de Varginha, Arrison Tavares.

 

Para quem decide aproveitar o momento e entrar no segmento de chocolates, o analista acredita que o retorno pode vir até fora da Páscoa. “O ambiente é propício, as pessoas estão buscando esse tipo de produto. Vale muito nesse momento a criatividade do empreendedor, o tipo de produto, a qualidade, a forma como ele divulga isso nas redes sociais. A Páscoa termina, mas o mercado de doce, docerias, bolos, do próprio chocolate, não. Assim, muitos empreendedores acabam seguindo no negócio”, afirma.

 

Fonte: G1

 

 



 

Últimas

» Dia Nacional do Supermercado será comemorado em novembro no RN 20 de Maio 2019, às 11h
» Vendas nos supermercados fecham primeiro trimestre de 2019 em queda 17 de Maio 2019, às 12h
» Coca-Cola FEMSA Brasil conquista Troféu Gente Nossa da AMIS 14 de Maio 2019, às 17h
» Presidente da Apas diz estar confiante em aprovação de Previdência 'robusta' 07 de Maio 2019, às 11h
» Exposuper 2019: Programação definida e inscrições abertas 03 de Maio 2019, às 15h
» APAS revela faturamento do setor e tendências de consumo 02 de Maio 2019, às 16h
» Agas defende que supermercados tenham liberdade para definir abertura em 1º de maio 30 de Abril 2019, às 11h
» Sazonalidade da Páscoa influencia resultado de vendas nos supermercados de SC 26 de Abril 2019, às 16h
» Agas premia destaques do segmento supermercadista 23 de Abril 2019, às 11h
» Agas distingue supermercados mais destacados na festa do Ranking 22 de Abril 2019, às 17h

Ver mais »