(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

Parceria catarinense inovadora leva cadastro digital para a agricultura familiar 09/10/2018 16:11:17

   
Um encontro de trabalho realizado (5/10) na sede da Epagri em Florianópolis(SC) traçou novas etapas da parceria entre a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a empresa Simplus no projeto de promover um cadastro digital e padronizado de pelo menos 100 produtos da agricultura familiar de SC. Três produtos estão em fase de testes.


Essa parceria é inédita em termos de Brasil nesta sua modelagem e tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos produtores familiares; foi oficializada na última edição da Exposuper, no mês de junho em Joinville.


A Simplus vai realizar o processo completo de cadastro e validação das informações técnicas e fiscais dos produtos coloniais e publicá-los na plataforma conforme os padrões estabelecidos pelos varejos brasileiros e pela associação global GS1. Além de oferecer visibilidade aos pequenos produtores, essa iniciativa tem como intuito abrir oportunidades de novos negócios com os varejos atendidos pela plataforma.


Criada para o mercado brasileiro em 2015, a Simplus é uma plataforma central de informações, imagens de produtos e automação de processos que faz gestão de conteúdo completo e de alta qualidade para varejos, distribuidores e fornecedores. Essa tecnologia será agora utilizada para produtos hortifrúti ou processados, tudo oriundo da produção da agricultura familiar catarinense, assegura Wellington Machado, diretor da empresa.


Paulo Arruda, diretor de extensão rural e pesqueira da Epagri, considera que e iniciativa será favorável à inserção do produtor rural de SC nos mercados consumidores. "A Epagri terá todas as suas coordenadorias integradas ao projeto, permitindo que o resultado da agricultura familiar tenha um resultado econômico muito mais expressivo".


O presidente da Acats, Paulo Cesar Lopes, se confessa um entusiasta deste projeto. "Cooperar é a palavra de ordem no mundo inteiro atualmente, e o que estamos fazendo é exatamente isso, juntar as sinergias e capacidades em busca de melhores resultados para todos".


O diretor executivo da Acats, Antonio Carlos Poletini, assinalou a longa parceria entre a Epagri e a Acats, desde a Exposuper de 2009, sempre no apoio à agricultura familiar catarinense. "Estamos dando um novo passo e agora com esta inovação em termos de Brasil. Temos certeza de que o cadastro padronizado da agricultura familiar será disseminado para todos os estados", afirmou.


A ideia é começar o cadastro com cerca de 100 itens. Os que estão no programa piloto são uma geleia de laranja com gengibre, massa de aipim e macarrão de aipim.
Na próxima etapa do processo o Comitê Comercial da Acats e a Epagri se reunião para encaminhar o mapeamento de itens conforme a produção e o potencial de demanda regional de cada item.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Acats



 

Últimas

» Mais de 2 mil varejistas se reúnem para o lançamento da Super Rio Expofood no Maracanã 13 de Novembro 2018, 16h30
» Vendas nos supermercados desaceleram e caem 1,08% em setembro 13 de Novembro 2018, 09h53
» Supermercados gaúchos projetam crescimento de 3,6% nas vendas de Natal e Ano-Novo 12 de Novembro 2018, 19h21
» Vice-presidente Abras quer plano de segurança específico para o Rio 12 de Novembro 2018, 11h48
» Players da indústria e do varejo lançam produtos em feira internacional no Maracanã 07 de Novembro 2018, 19h07
» Convenção Paraibana de Supermercados discute gestão e se consolida como um dos principais eventos do País 05 de Novembro 2018, 19h45
» INOVA ACATS apresenta tendências para o futuro do varejo 25 de Outubro 2018, 19h36
» AGAS: Convenção Regional acontece quarta (24) e quinta-feira (25) em Tramandaí 19 de Outubro 2018, 19h52
» 32ª Superminas chega ao fim nesta quinta, com volume de negócios estimado em R$ 1,8 bilhão 18 de Outubro 2018, 20h29
» Supermercadistas e panificadores esperam melhora nas vendas no Natal 17 de Outubro 2018, 11h45

Ver mais »