(237)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

Diretoria executiva 

 

Presidente
João Sanzovo Neto

 

Natural de Jaú, interior de São Paulo, João Sanzovo Neto é acionista da Rede Jaú Serve. A empresa, que é de sua família, atua no setor desde 1964, e possui atualmente 33 lojas em 14 municípios paulistas: Araraquara, Avaré, Barra Bonita, Botucatu, Descalvado, Ibitinga, Jaú, Leme, Lençóis Paulista, Pederneiras, Piracicaba, Pirassununga, São Carlos e São Manuel. Na rede atuou em vários cargos, incluindo o de presidente do grupo de 1997 a 1999.

Sanzovo é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), tem pós-graduação em Marketing, e fez estágio de dois anos nos Estados Unidos.

O empresário sempre atuou em prol do setor supermercadista. Na ABRAS, foi vice-presidente de 2006 a 2016. Além disso, presidiu a Associação Paulista de Supermercados (APAS) de 2006 a 2010, entidade em que atuou ainda como presidente do Conselho Consultivo e diretor de Sustentabilidade.

Em Jaú, possui importante atuação política, foi prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos (2001-2008), e teve sua gestão consagrada pelo Sebrae - SP com o título de “Prefeito Empreendedor”.

Também realizou expressivos trabalhos representando o governo do Estado de São Paulo. Presidiu o Consórcio Hidrovia Tietê-Paraná entre 2003 e 2009, a Associação dos Municípios do Centro do Estado de São Paulo (Amcesp) e foi ainda assessor da presidência da SP-Turis.

 

 






Primeiro vice-presidente

Adeilton Feliciano do Prado

Adeilton Feliciano do Prado começou a carreira no autosserviço em outubro de 1982, no Mato Grosso do Sul, com a fundação da Mercearia Jonilton, que se transformou no Pag Poko. É um dos fundadores da Rede Econômica de Supermercados, e responsável pelo Comitê de Redes e Associações de Negócios da ABRAS (CRAN). Adeilton é também presidente do Sindicato de Supermercados de Campo Grande (MS) (Sindisuper), vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul, delegado da Associação Sul-mato-grossense de Supermercados (AMAS), conselheiro fiscal do Sebrae - MS e do Senac Nacional.



 

Vice-presidentes


Antônio Cesa Longo

Antônio Cesa Longo é diretor do Super Apolo, Rio Grande do Sul. Economista pós-graduado em Gestão Empresarial e Administração em Marketing. Foi vice-presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC) e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves. Exerceu, ainda, cargos de direção na Fecogêneros e na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL). Desde 2003 é presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS). Em janeiro de 2009, foi eleito vice-presidente da ABRAS. Em 2011 foi condecorado com o prêmio Líderes & Vencedores, pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS na categoria Mérito Empresarial. Em 2012 recebeu o Prêmio Mérito Lojista na categoria Personalidade Líder Empresarial, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS). Em 2014, foi premiado com o Mérito Farroupilha, mais alta honraria da Assembleia Legislativa do RS.




Carlos Ely

Carlos Ely é natural de Porto Alegre. É jornalista, graduado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e advogado, graduado em direito com pós-graduação "Lato Sensu" em direito ambiental, ambos pela PUC/RJ. Atua como diretor de Relações Institucionais do Walmart Brasil desde 2007. Anteriormente, foi sócio da Ely e Azevedo Consultores, uma empresa de consultoria que ele fundou em 2000. Antes de ingressar na Walmart, Carlos Ely desempenhou um vasto papel como servidor público para o governo do estado do Rio de Janeiro, onde serviu como assessor do Secretário de Estado da Justiça e do Interior e secretário Estadual de Meio Ambiente. Ele também atuou na Câmara dos Deputados, como chefe de gabinete do congressista Vivaldo Barbosa (RJ), durante a Assembleia Nacional Constituinte(FCDL/RS ).



Carlos Rodrigues Limão

Português, criado no Distrito da Guarda, em Portugal, chegou ao Brasil em 11 de dezembro de 1975. É sócio proprietário da rede de supermercados Amazônia Ltda., que fundou em 1982, em parceria com o cunhado. Hoje a rede conta com quatro lojas em Belém (PA). Já foi presidente da Associação Paraense de Supermercados (ASPAS) de 2002 a 2006 e é o atual vice-presidente da entidade. De 2000 a 2006 presidiu também o Sindicato dos Supermercados do Estado do Pará, na sua gestão o sindicato foi legalizado. Foi vice-presidente da ABRAS de 2003 a 2006 e de 2009 a 2011. Foi também degado da ASPAS junto à ABRAS.



Maurício Antônio Ungari da Costa

Formado em direito pela PUC - SP e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV - SP. Ingressou na Cencosud Brasil em 2007, após ter trabalhado mais de 10 anos em grandes escritórios de advocacia e consultoria empresarial em São Paulo, atendendo diversas empresas nacionais e internacionais. Na Cencosud começou como gerente jurídico e auxiliou a empresa chilena a crescer e a expandir a sua participação em supermercados, tendo trabalhado diretamente em todas as aquisições realizadas pela companhia no Brasil. Atualmente ocupa o cargo de diretor de Assuntos Legais, sendo responsável pela gestão dos temas jurídicos, riscos e relacionamento institucional do grupo no País.



João Carlos Coutinho Devens

É delegado junto à ABRAS da Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS), entidade da qual é membro desde 1993, e foi presidente até 2014. Um dos destaques de sua gestão foi implantar junto com os demais diretores, projetos e ações para melhorar e ampliar a representatividade do setor no estado. Atua no setor supermercadista desde 1989, é diretor da empresa Comercial Devens Ltda., de Aracruz (ES), graduado em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, e em direito pela Faculdade de Direito de Colatina, com pós-graduação em Gestão de Varejo.



João Carlos Galassi

João Galassi é formado em Administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas.  Iniciou sua carreira empresarial seguindo os passos da família, contribuindo de forma decisiva na construção da rede de Supermercados Galassi, localizada na cidade de Campinas com mais de 50 anos de existência. A representação institucional sempre fez parte de sua vida. Na Associação Paulista de Supermercados (APAS) encontrou o caminho para contribuir com o setor, chegando a presidência após 20 anos de dedicação. Hoje atua como vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e tem se dedicado a questões que envolvem o varejo brasileiro, e o fortalecimento do setor tem sido uma de suas prioridades. 



Maria de Fátima de Jesus

É presidente da Associação Tocantinense de Supermercados (ATOS), onde já atuou também como 1ª secretária, de 2001 a 2009. Maria de Fátima de Jesus é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). É diretora-presidente da Rede Quartetto Supermercados Ltda. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) de 2009 a 2010, entidade na qual atua no Conselho de ex-presidentes. Atuou também como professora na Secretaria da Educação do Governo do Estado de Goiás. Atualmente é presidente da Câmara das Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Fecomércio-TO (CMEG),  e atua ainda na diretoria do Conselho Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas,  e na diretoria do Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) como 1ª Secretária, e na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) como diretora de Relações Públicas, entre outras atividades.



Mário Habka

Formado em Administração de Empresas, fundou a rede Big Box, de Brasília, em 1989, da qual é presidente. Hoje, a empresa conta com supermercados e atacadista em Brasília. Mário Habka foi presidente da Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA) no biênio 2002/2004 e foi reeleito para o segundo mandato da entidade e permaneceu até o ano de 2008. Atualmente é diretor-tesoureiro da ASBRA. Desde 2008 passou a compor a diretoria da ABRAS como vice-presidente, cargo que mantém na gestão 2017/2018.



Paulo Pompilio

Paulo Pompilio é graduado em Comunicação Social pela Faculdade Anhembi Morumbi, com pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Fundação Cásper Líbero. Possui também MBA Executivo pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Natural de São Paulo, capital, começou no GPA em 2001, como diretor de Relações Corporativas do GPA, cargo em que atua até hoje.



Pedro Celso

Pedro Celso Gonçalves é presidente do Conselho de Administração da rede Enxuto Supermercados, de sua família, desde 2009. Atuou diretamente na implantação da governança corporativa da empresa, da qual também foi presidente executivo. O empresário é formado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas e pós-graduado na Fundação Getulio Vargas. Possui intensa atuação no setor no Estado de São Paulo. É presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), entidade na qual atuou também como vice-presidente, diretor da regional Campinas, tesoureiro, 2º secretário, e diretor de Treinamento & Desenvolvimento.


 


Pedro Joanir Zonta

Presidente da rede Condor, do Paraná, Pedro Joanir Zonta é fundador do Condor Super Center, grupo formado por supermercados, hipermercados e centros de distribuição e postos de combustíveis. É também presidente da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) e do Sindimercados, sindicato patronal. Na Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) é vice-presidente até 2018.  Atua ainda como vice-presidente da Fecomercio do Paraná, e faz parte do Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná. É também membro da Comissão Pró-Cidadania da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).



Roberto Longo Pinho Moreno

É diretor executivo do Sonda Supermercados Exportação e Importação S.A. Graduado em Direito pela PUC-SP, mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA pela Fundação Getúlio Vargas. É também vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Roberto Moreno atua ainda como Conselheiro da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP).



Stéphane Engelhard

Stéphane Engelhard é franco-brasileiro formado em Administração de Empresas na França. Fez também outros cursos superiores, incluindo o INSEAD & FDC - Advanced Management Program, em Fontainebleau. Trabalhou na Deloitte na França, onde permaneceu por seis anos. Em 1996, ingressou na Accor como Controler Financeiro e, em 2003, assumiu a direção financeira do Grupo Accor para a América Latina, na área de serviços a empresas, e na área de hotelaria. De 2009 a 2012 Stéphane voltou para a Europa, onde assumiu a posição de COO da Accor Hotels para a Áustria e países da Europa Central. No final de 2012, ingressou no grupo Carrefour Brasil como diretor vice-presidente de Finanças e Retail e Cash and Carry. Em 2014, foi nomeado diretor vice-presidente de Assuntos Corporativos, cargo que ocupa atualmente. É também membro da diretoria da Câmara Franco Brasileira (CCFB), e conselheiro do Comércio Exterior da França (CCEF).(FCDL/RS).



Valdemar Martins do Amaral

Valdemar Martins do Amaral, mineiro natural de Nova Serrana, iniciou sua trajetória como comerciante há mais de 48 anos abastecendo a cidade de Divinópolis e região com alimentos, em um pequeno empório chamado Pague Pouco. Fundador da Codil Alimentos (empresa hoje de propriedade de seus irmãos) é sócio fundador e atual presidente da Rede de Supermercados ABC. Atuante no segmento de varejo está sempre engajado em prol de melhorias para o setor. Foi presidente da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) de 2000 a 2003, membro do Conselho Superior da AMIS Biênio 2012-2013 e delegado junto à ABRAS de 2004 a 2014. Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Interior junto à AMIS.

 

 

 

Superintendente

 

Márcio MilanMárcio Milan

Formado em Administração de Empresas, trabalhou mais de 40 anos no Grupo Pão de Açúcar, no qual atuou nas áreas: institucional, operacional, comercial, logística, além de projetos esportivos e sociais. Milan foi vice-presidente da ABRAS desde 2002 a 2016. Atualmente é superintendente da entidade. É também representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC) no Fórum Nacional do Trabalho. É autor do livro “Vencendo Desafios”, que conta sua trajetória como maratonista, ultramaratonista, iron man e ciclista. Em 1997 entrou para a história do atletismo nacional ao ser o primeiro brasileiro a completar os 90 quilômetros da Ultramaratona da África do Sul. Em 2015 teve a história da sua 10ª participação na mais difícil prova de ciclismo do mundo, a RAAM (Race Across America), contada no livro “No Limite do corpo, da alma e da razão", do autor Wagner Hilário.


 

 

Diretores Regionais

 

Adriano Manoel dos Santos

Diretor da Rede Santos Supermercados, de Santa Catarina, começou a carreira no autosserviço em 1982, administrando o minimercado Santos, fundado por seus pais em 1968. Formado em Administração de Supermercados pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é diretor da rede Premium de Supermercados (SC), e vice-presidente institucional da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), entidade na qual também foi presidente de 2008 a 2012. É também vice-presidente de Supermercados e presidente da Câmara Setorial de Supermercados da Fecomercio-SC.

 

 

Alessandro Morbeck Teixeira

Alessandro Morbeck Teixeira é diretor-presidente do Supermercado São Jorge, em Cuiabá (MT). É também presidente da Associação de Supermercados do Mato Grosso (ASMAT) desde 2015. Atua no setor supermercadista há aproximadamente 20 anos, quando iniciou suas atividades no varejo, paixão que carrega desde menino e que hoje passa para os seus filhos. Mato-grossense de Poxoréu, é formado em agronomia.

 

 

Antonio Tadeu Peron

Antonio Tadeu Peron, natural de Piracicaba (SP), iniciou sua carreira no varejo e 1973 pela Eletroradiobraz, incorporada em 1976 pelo Grupo Pão de Açúcar, onde exerceu as atividades de gerente regional em Brasília, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará. Em 1994 fundou no Distrito Federal, a Peron Muller Supermercados. É presidente da Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA), entidade na qual atuou também como vice-presidente por mais de 20 anos, e foi ainda delegado junto à ABRAS. É vice-presidente da Fecomércio - DF, conselheiro do Senac e Sesc - DF, e presidente do Sindsuper - DF. Em 2016, recebeu a comenda da ordem do Mérito Comercial do DF no grau de Grande Oficial.

 

 

Davi Marques Jardim

Davi Marques Jardim é sócio fundador do Supermercado Jardim e do Centro Norte Superatacado, em Porto Velho (RO). Iniciou suas atividades no setor supermercadista em 1998, quando começou a participar da diretoria da Associação de Supermercados de Rondônia (ASMERON), sendo eleito presidente da entidade desde 2007. Participa também do Conselho Fiscal do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Rondônia (Sindalimentos-RO), entre outras atividades.


 

Edivaldo Guilherme dos Santos

Natural de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, é diretor-presidente do Supermercado Arco-Íris há mais de 30 anos. É também presidente da Associação Pernambucana de Supermercado (APES) desde 2008, entidade na qual faz parte da diretoria desde 1992, atuando nos cargos de suplente do Conselho Fiscal, tesoureiro, vice-presidente administrativo e patrimonial e 1º vice-presidente. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de curso de Aperfeiçoamento da Gestão, entre outras especializações.



Edmilson Jonas Verati

Edmilson Jonas Verati é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua no setor supermercadista há 27 anos. É sócio das empresas Veratti Supermercados e Atacadista Mega, com lojas em Campo Grande (MS) e também no interior, onde exerce a função de diretor comercial. Possui forte participação nas entidades relacionadas ao setor. Atualmente é presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS), e atua também como conselheiro de diretoria no Sindicato dos Supermercados (SindSuper) de Campo Grande, e conselheiro do Sesc-MS.



João Cláudio Andrade Nunes

João Cláudio Andrade Nunes é formado em Administração de Empresas, é sócio da Redemix, com 11 lojas e terceiro maior faturamento da Bahia. Começou sua carreira como supermercadista ainda garoto, aos 12 anos, no supermercado dos pais, na cidade de Amargosa (BA), tendo constituído sua primeira empresa aos 18 anos, mostrando desde cedo sua habilidade de liderança e negociação. Foi presidente da Associação Bahiana de Supermercados (ABASE), na qual iniciou sua gestão em janeiro de 2013, ano em que a ABASE completou 40 anos de existência, atuando no cargo até 2016.


 

João Sampaio Magalhães

Natural de Vargem Grande, interior do Maranhão, é proprietário da empresa J.S.Magalhães - Supermercado Universo, em São Luís (MA). Atua no varejo desde 1992 quando adquiriu sua primeira loja. Antes de ser supermercadista atuou no antigo Banco Bamerindus. Foi presidente da Associação Maranhense de Supermercados (AMASP) até 2016. Na mesma entidade foi também vice-presidente de 2007 a 2010. Foi eleito diretor da ABRAS para o biênio 2015-2016 e biênio 2017-2018.


 

Luiz Coelho Coutinho

Luiz Coelho Coutinho, capixaba, natural de Afonso Claudio, é sócio fundador da Rede Brasil de Supermercados e diretor-presidente do Conselho de Administração da empresa. Em 1978 foi sócio-fundador da Central de Compras – Associação dos Varejistas do Espirito Santo (AVAES), primeira empresa brasileira nesse formato de negócio. É sócio fundador e atual presidente do Extrabom Supermercados (Realmar Distribuidora Ltda.), que hoje conta com 26 lojas, sendo 23 com a bandeira Extrabom e 3 lojas com a bandeira Extraplus. Sua atuação em entidades de classe começou na Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS), antes como diretor e depois como presidente, permanecendo por dois mandatos, de 1998 a 2002. Atualmente é vice-presidente da ACAPS.



Luiz Deliberato Filho

Presidente da Associação Acreana de Supermercados (ASAS) desde 2008. Foi sócio-fundador da entidade no ano de 1992, na qual já ocupou os cargos de tesoureiro, delegado junto à ABRAS, presidente do Conselho Deliberativo e secretário executivo. Economista, especializado em Economia e Mercados pela Câmara do Comércio Britânico da Inglaterra. É sócio da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado do Acre (Adacre). Foi professor de Economia e Mercados, Contabilidade Comercial, Contabilidade Pública, Análise de Balanços e Organização Social e Política Brasileira da Empreendimentos Educacionais Cruzeiros do Sul Ltda. e do Instituto de Ensino Lavoiser Ltda., entre outras atividades.



Marco Antônio de Araújo Silva

Marco Antônio de Araújo Silva é diretor dos Supermercados e Magazines Santa Lúcia, no Amapá. Graduado em Administração de Empresas, pela Faculdade Estácio de Sá (AP), foi vice-presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA) de 2004 a 2008. Foi também vice-presidente da Associação Amapaense de Supermercados (Amaps) nas gestões 2000/2004 e 2009/2012, e presidente da entidade de 2005 a 2008. Atualmente é diretor regional da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e vice-presidente do Conselho Diretor da Associação Junior Achievement e membro do Conselho de Representante da Fecomercio-Ap.


Nelson Antonino Alexandrino Lima

Vice-presidente da ABRAS na Gestão 2015/2018, Nelson Antonino Alexandrino é presidente da Associação Goiana de Supermercados (AGOS) desde 2013. Empresário do ramo de supermercados há mais de 25 anos, Alexandrino comanda a rede de Supermercados Tend Tudo, composta por quatro lojas, sendo duas em Goiânia, uma em Senador Canedo (GO) e uma em Rondonópolis (MT).



Omar Abdul Assaf

Formado em Engenharia Civil, é presidente do Supermercado Pirâmide Ltda., fundado em 1980 em São Vicente. Em 1999 fundou a Rede Litoral de Supermercados na Baixada Santista, que conta hoje com mais de 37 lojas e um centro de distribuição. Participa da Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde 1984, ocupando vários cargos. É vice-presidente da APAS, e atua na diretoria da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio).  É também presidente da Câmara Setorial do Comercio Varejista da Associação Comercial de Santos, e vice-presidente do Sindicato do Comercio Varejista da Baixada Santista, entre outras atividades.


 

Raimundo Barreto de Sousa

Há quase 30 anos dedica grande parte de sua vida profissional a ações em entidades de classe em prol do setor varejista de alimentos. Começou sua participação como presidente da Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA) em 1994, cargo que exerce até hoje. Também é integrante do Fórum Permanente do Comércio de Alagoas (Foco), entre outras atividades. Atua no setor de varejo de alimentos desde 1982, no interior do Estado de Alagoas e em Maceió, sendo diretor executivo do Supermercado Casa Nova Alimentos, em Alagoas.



Raul Lopes de Araujo Filho

Advogado formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi juiz do Tribunal Regional do Trabalho. Está no setor desde 1965 com o Supermercado Central. É presidente da Associação Piauiense de Supermercados (APISU), e um dos fundadores da entidade em 1978. É membro do Conselho do Contribuinte da Receita Estadual, e presidente interino da Federação do Comércio (PI). Na década de 1990 fundou o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Piauí e o Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios. Foi diplomado pela Unicef, Amigo da Criança pelos serviços prestados. Participou das primeiras reuniões para fundação da ABRAS, em Recife, em 1968.