(411)
Associações Estaduais
» Notícias
Apresentação
Contatos
 
Você está em:

Abras

Programa Alimento Sustentável/RAMA da ACATS cresce em SC 26/01/2018 11:56:31

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu em Florianópolis um encontro de avaliação do Programa do Alimento Sustentável (PAS), de rastreabilidade e controle de alimentos hortifrutigranjeiros (FLV). Pelo levantamento da empresa PariPassu, parceira e responsável técnica do projeto, o volume de produtos rastreados aumentou de 2014 para 2017 o equivalente a 94%. Atualmente, 83% de todo o volume de produtos hortifrúti consumidos em SC é rastreado, valor que chegou a 146 mil toneladas em 2017.


Os dados apresentados pela PariPassu dimensionam os avanços do programa em SC até o momento, desenvolvido de forma pioneira no Brasil pela ACATS desde 2013. São atualmente 27 redes supermercadistas engajadas no processo, as quais são responsáveis pela comercialização de mais de 80% do volume de hortifrúti consumido em SC.


Para o Diretor Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini, o PAS já avançou bastante e novamente coloca Santa Catarina em destaque nacional como referência em termos de boas práticas, preocupação com a qualidade dos produtos e a identificação plena da origem dos alimentos comercializados nas lojas de supermercados associados.


O Programa Alimento Sustentável (PAS) é reconhecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas de programas de desenvolvimento desde 2015.


O Diretor Comercial da PariPassu, Giampaolo Buso, acredita que exista ainda mais espaço para o crescimento do programa. "Este é um programa em desenvolvimento e o supermercado deve acreditar nele, seguindo uma tendência do consumidor que vai sempre estar procurando uma opção de alimento mais saudável e que transmita segurança quanto à sua origem e, sobretudo, tendo informação sobre o controle no que tange ao uso de defensivos, que são os elementos que o PAS disponibiliza a ele".


Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) o segmento de hortifrúti passou de 6% de participação de mercado em 2012 para 10% em 2016, faltando ainda fechar os números relativos a 2017, com nova tendência de crescimento.


Novas estratégias para estimular o consumo


A representante brasileira da rede internacional PMA (Produce Marketing Association), Valeska Oliveira, participou da atividade promovida pela ACATS e apresentou aos supermercadistas catarinenses um panorama do crescimento das vendas e do consumo de alimentos saudáveis em todo o mundo.


A PMA reúne 2,8 mil empresas associadas de 55 países, incluindo o Brasil, todas ligadas ao segmento de frutas, legumes, verduras e flores. Sua missão é conectar essa rede e criar canais que proporcionem melhores resultados de distribuição e de comercialização destes produtos in natura.


Valeska mostrou técnicas de apresentação e de distribuição de produtos na área de vendas das lojas de supermercados e as inovações que estão dando melhores resultados. O maior destaque visual aos produtos nas gôndolas, a redistribuição e as informações mais visíveis aos consumidores são estratégias que estão proporcionando crescimento no consumo de produtos naturais e orgânicos, segundo ela.


Segundo a representante da PMA, a percepção de custo mais alto e a falta de mais informação representam os dois maiores desafios a serem superados junto aos consumidores. "O setor produtivo está se modernizando com apoio da tecnologia e aumentando a produtividade, o número de fornecedores vai crescendo cada vez mais e isso criará um volume maior de produtos, mais escala, mais concorrência e consequência disso mais competição de mercado, mais qualidade de produtos. A partir deste processo o consumidor também aumentará sua cesta de compra de olho na qualidade de vida", aposta ela.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS



 

Últimas

» Após alta recorde, inflação dos supermercados volta a cair em julho 13 de Agosto 2018, 11h05
» Supermercados de SC registram vendas negativas no primeiro semestre 13 de Agosto 2018, 10h24
» ASSURN realiza encontro entre Supermercadistas e candidato ao Governo do RN", 13 de Agosto 2018, 10h08
» Agas anuncia Miguel Falabella como palestrante na Expoagas 2018 13 de Agosto 2018, 10h02
» Cervejas e vinhos devem alavancar vendas nos supermercados no Dia dos Pais 08 de Agosto 2018, 15h22
» ASSURN promove evento com candidatos ao governo do RN 07 de Agosto 2018, 15h54
» ACATS e ESPM trazem Ricardo Pastore a Santa Catarina 07 de Agosto 2018, 14h00
» Expoagas 2018 reunirá mais de 48 mil pessoas em busca de bons negócios 06 de Agosto 2018, 10h43
» Ciclo de palestras da Expoagas 2018 terá conferencistas renomados 06 de Agosto 2018, 10h03
» Copa do Mundo minimiza efeitos da greve e vendas nos supermercados ficam estáveis em junho 03 de Agosto 2018, 10h56

Ver mais »